sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Lentes de Contato Multifocais

Observei que houve uma procura por informações sobre lentes de contato multifocais.
Bem como já me referi antes: tenho melhor experiência com a técnica monovisão.Nada contra as multifocais a não ser o custo maior e ver como única e maior vantagem ao présbita de olho único.Mas eu mesmo não me dei bem com as multifocais que experimentei.Por isso sou adepto da monovisão ou báscula já que sou usuário dessa técnica e 98% dos meus pacientes a preferem.
Bem pessoal vejo que estão com uma certa resistência em colocar suas dúvidas em"comentários".
É só clicar expor suas dúvidas e prontamente as responderei.Voces usuários e público não
especializado são a razão de existir deste blog.Por favor, me ajudem em ajuda-los.
Escrevam como veem este blog.Se gostam ou não .O que não gostam e a maneira diferente
de pensar se for o caso.Desde que seja de boa fé e de maneira a acrescentar subsídios qualquer
crítica séria e construtiva será aceita.
Aos que ficaram interessados no custo do procedimento médico de cross-linking vejam no final
do tópico que escrevi a respeito.
Aqueles que tem alguma dúvida de como usar lentes tóricas escrevam.Não tem mistério algum.
É uma lente usável como qualquer outra gelatinosa desde que sob boa orientação e que a lente
seja de boa qualidade.

94 comentários:

Anônimo disse...

Tenho 45 anos e resolvi tentar usar lentes de contato. Fui ao meu oftalmologista e ele fez o exame de vista normal, disse que nada havia mudado desde o meu último exame, tenho hipemetropia e astigmatismo. Aí ele simplesmente tirou de um armário um kit com as lentes, que ele me vendeu na hora, me mostrou uma vez como colocar e como retirar e finalizou a consuta, já fui para casa com as lentes. Como ainda sinto dificuldade na hora de colocar e tirar, e um certo desconforto com este tipo de visão, que é muito diferente de usar óculos, comecei a pesquisar na internet e percebi que algumas pessoas fazem um teste primeiro, que tiveram consultas periódicas para avaliar a adaptação, fizeram alguns exames específicos antes, etc., e no meu caso nada disso foi feito. Nem a conservação das lentes me foi explicada, e me parece que há a limpeza também. Me sinto perdida, acho que não fui orientada corretamente. Devo procurarar outro oftalmologista? Realmente tive um atendimento negligente?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Acho que vc deve retornar ao oftalmologista que lhe adaptou as lentes e esclarecer todas as suas dúvidas.Além de ser um direito seu voce o ajuda a ajuda-la.Se vc não procura-lo ele não vai advinhar que vc necessita de ajuda.

Anônimo disse...

Meu nome é Cleusa, tenho 48 anos. Fui ao oftalmologista essa semana e preciso usar 2 graus para perto e 0,75 para longe. Posso usar uma lente para perto em um olho como já faço para perto e no outro olho 0,75 para longe?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Cleusa,
Poder vc pode usar +0,75 em um olho e +2,00 em outro.Acontece que a maioria das pessoas que adaptam um grau abaixo de +1,00 para longe acusam desconforto visual.Então tenho sugerido usar só a lente de perto e o desconforto desaparece.Mas como vc já é usuária pode tentar usar os +0,75 para longe também.Caso se sinta bem continue senão use só a lente para perto.Até pq a necessidade de +0,75 para longe na maioria das vezes nem é percebida pelos pacientes.E não prejudica em nada o fato de deixar de usar uma correção dessa magnitude.

Anônimo disse...

dr lázaro,

meu caso é bem similar ao da cleusa. tenho 43 anos. tenho 2,75 para perto nos dois olhos e 0.5 para longe nos dois olhos. a oftalmologista me indicou uma loja onde há um contatólogo para que me ajudasse na escolha de uma lente. esse me falou em monovisão e comecei a usar as lentes. de perto enxergava maravilhosamente bem. de longe, via embaçado e muito pior era no computador, o que me disseram ser a visão intermediária. não me adaptei as lentes.
o sr. acha que eu deveria optar pelo uso só da lente de perto? e o problema do computador se resolveria?

muito obrigada e parabéns pela iniciativa do blog,

luciana f.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Luciana,
Aconselho o seguinte:
1-não use a lente de longe.
2-use somente a lente de perto diminuindo para +2,25 ou +2,00(para melhorar a visão intermediaria que é a do computador.
3-se vc já era usuaria para perto continue usando a lente de perto no mesmo olho que já usava. Se vc não era usuária faça o seguinte teste: coloque a lente de perto em um dos olhos e olhe para longe, pela janela guardando essa sensação visual.Enseguida troque de olho e faça a mesma coisa olhe para longe e compare qual situação dá menos desconforto para longe.Por exemplo vc coloca a lente de perto no olho direito e olhou ao longe .Depois quando experimentou a mesma lente no olho esquerdo observou que a sensação para olhar para longe era bem melhor o que significa que vc deve usar a lente para perto nesse olho.
Bem, sugeri diminuir o grau da lente para melhorar a visão intermediária mas a outra opção é aproximar mais o monitor e usar a lente de +2,75 ou ou +2,50.
Tenha sempre em mente que quanto mais vc diminuir o grau de perto mais terá de afastar para ler.O ideal é que vc consiga um grau que fique bom para perto e visao intermediaria o que imagino se dará com +2,25.

Anônimo disse...

dr. lazaro:

minhas lentes estão na ótica esperando por uma decisão desde que não me adaptei a elas. como há a possibilidade de serem refeitas, fiquei pensando se seria possível fazer duas lentes para perto: uma para usar no computador (com o grau que o senhor me indicou de visão intermediária) e outra para ir à rua, ao curso, para ler e outras atividades nas quais não seja tão importante a visão intermediária, já que não farei uso da lente para longe, conforme sua orientação. faria algum tipo de mal à minha visão ter duas lentes para perto com graus diferentes e trocá-las conforme minha necessidade?

muito obrigada por me responder tão prontamente. estava muito desanimada com a perspectiva de voltar ao "óculos de vovó" e desde que encontrei o seu blog vejo que há solução para o meu caso. espero que mais pessoas tenham a sorte de encontrá-lo.

luciana f.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não Luciana.Isso que vc propoe é inviável pois aí vc não enxergaria para longe.
Tem de ser feito como eu recomendei,
que dará certo dei a vc várias opções.
Outra coisa o correeto seria vc adaptar LC com um oftalmologista e não em ótica.Valorize mais os seus olhos e procure um oftalmologista competente em que ele mesmo faça a adaptação das lentes.Existem muito bons oftalm ologistas especializados em lentes.
Em otica não é legal não.
A coisa certa deve ser assim vc consulta um oftalmo e ele lhe presta o SERVIÇO DE ADAPTAÇÃO DAS LENTES DE CONTATO onde um dos insumos do serviço oferecido e a lhe ser entregue pelo médico são as lentes de contato. Em resumo vc vai ao medico especialista em LC a procura de um serviço que é adaptar lentes de contato e este completa o serviço lhe entregando as lentes.Na adaptação consta além de um exame especial, o repasse de uma serie de informações para garantir a segurança dos seus olhos, bem como treinamento adequado de como colocar/retirar as lentes dos olhos, sua manutenção e limpeza, prazos de troca além de uma assistência contínua, já que a ADAPTAÇÃO DE LENTES DE CONTATO não se extingue com a entrega das mesmas.Um controle periódico da relação/ lente cornea deve ser feito pelo médico em prazos recomendaveis de pelo menos cada 6 meses.

Anônimo disse...

dr lazaro:

em menos de um mês consultei duas oftalmologistas. a primeira disse que não entendia nada de lentes de contato, por isso me mandou procurar o contatólogo da ótica. a segunda falou que meu caso não era para o uso de lentes e sim de óculos. o senhor tem toda razão no seu comentário. é uma pena que eu more no rio de janeiro, pois pensei que todos os oftalmolgistas se encarregassem também de problemas com lentes. gastei duas consultas médicas mais o pagamento das lentes em menos de um mês.
as lentes de 2,75 para leitura de livros ficaram perfeitas. não sei se me acostumaria com menos. de qualquer forma tenho que ir à ótica para buscar as lentes.

muito obrigada novamente. gostaria muito de ter feito uma consulta com um médico como o senhor.

luciana f.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Lamento que vc tenha caido em mãos de profissionais com formação precária na especialidade.Na proxima vez antes de marcar a consulta vc pergunta à recepcionista se o profissional mesmo é quem adapta as lentes.
Peça na otica se eles não emprestam uma lente teste de +2,25 e vc experimenta.Tenho certeza que vai dar certo vc apenas vai ter de afastar um pouco o livro na leitura.Caso tenha de afastar muito aumente o grau para +2,50.Eu em minha clinica geralmente tenho lentes de teste chamadas de LENTES DIAGNÓSTICAS, veja se a otica não as tem e vc testa na optica mesmo,
jogando com os graus que lhe sugeri e simulando a distancia do computador e da leitura.Isso eu faço todo dia e não erro uma.Vá lá .Faça isso e depois me conte.

DENISE disse...

OLA DR GOSTEI DO SEU BLOG TENHO UMA PERGUNTA P O SR USO OCULOS MULTIFOCAL, MAS PREFIRO LENTES DE CONTATO POIS JÁ USAVA SÓ P LONGE MEU MÉDICO DISSE Q EU NÃO POSSO MAIS USAR LENTES DE CONTATO POIS AGORA MEU GRAU TBEM É P PERTO,QDO DESCOBRI Q EXISTEM LENTES DE CONTATO MULTIFOCAIS FIQUEI CONTENTE . MEU GRAU É P LONGE OD 3,00 OE 2,50, P PERTO OD 2,00 OE 1,50,QUERO SABER SE É FACIL ME ADAPTAR COM LENTES NESSE GRAU POIS USO MUITO COMPUTADOR E SE É POSSÍVEL FAZER LENTES NESSE GRAU Q USO ATUALMENTE, AGUARDO CONTATO

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Denise,
Eu particularmente nao gosto de LC multifocais.Para meus pacientes uso a tecnica da monovisao.Pela informaçao que vc passou acho isso bem viavel no seu caso.VC teria apenas que aceitar passsar por um periodo de adapataçao por uns trinta dias.Fale com seu oftalmologista e veja se ele adapta
LC nessa tecnica(monovisao).

Anônimo disse...

Dr. Lazaro:

Desculpe a demora em responder, mas tive que fazer uma viagem e só agora voltei ao projeto do uso das lentes de contato.

Nova oftalmologista e estou usando uma lente de 2,25 para perto (exatamente o que o sr. havia dito)e 0,5 para longe no olho direito. Estou me adaptando ainda. Conforme o sr. me orientou, as lentes são diagnósticas e ainda não fiz as definitivas. Acho que dessa vez tudo vai dar certo. Mando mais notícias em breve.

Luciana F.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Luciana respodi e postei na página inicial.Veja lá.

angela disse...

Caro Doutor,
Tenho grau alto em hipermetropia, algum grau em astigmatismo, ambliopia à esquerda e a presbiopia dos 53 anos. São mais de 3 graus para longe e quase seis para perto. Minha visão de meia distancia nao tem estado boa, apesar das visitas anuais ao oftalmo.
Será que estariam indicadas as LC multifocais, ou, de fato, fico com os óculos que uso desde os 6 anos???
A questao nao é vaidade, mas ver bem!
Obrigada,
Angela

Marjorie disse...

Caro Doutor,
muito interessante seu blog pois tenho algumas dúvidas sobre lentes multifocais>
Tenho 48anos e a 2anos sou usuaria de lentes bifocais;mas minha visão é digamos 80%boa para longe e 90%boa para perto,com estas lentes.Uso apenas óculos em casa(multifocal).
Meu último exame OD/OE+4.25 e OD/OE+2.0
O que seria melhor para mim?Usar lentes normais para longe e óculos para perto?Ou continuar com minhas bifocais?
Obrigado
Marjorie

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Marjorie,
minha preferencia em casos de presbiopia é pela monovisão, ou seja se adapta uma lente para longe em um dos olhos e para perto em outro.Leva uns 30 dias para a pessoa se adaptar mas desde que o oftalmo acerte qual olho vai para perto e qual vai para longe não tem erro.Tenho centenas de pacientes assim e estão maravilhados.Não tenho nenhum com multifocal.Eis aí uma sugestão.Procure um oftalmo que adapte lentes no sistema monovisão

Anônimo disse...

Oi, fui a oftalmologista e ela falou que para o meu grau eu não poderia usar lentes, assim, no caso é 1,00 para longe. Eu já usei óculos a uns 7 anos atrás e só para ler, não gostaria de usar frequentemente como ela receitou preferia as lentes.Gostaria de saber se realmente não há essa hipotese de usar lentes ou simplesmente a doutora não gosta de receitar lentes?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

VC me forneceu poucas informações.Não entendi o seu problema. Escreva sua idade e a receita dos seus oculos.
Mas em princípio acima de 1 grau já dá para usar lentes de contato.
Em caso de duvida procure um oftalmo mais dedicado a lentes de contato.

Anônimo disse...

Tenho 45 anos e sou míope. No meu último exame meus novos óculos acusaram OD: - 6,00, OE: -,6,50 e Adição = + 1,50 A.D.. (lentes multi focais progressivas) Uso também lentes de contato descartáveis com -5,00 para os dois olhos. Quando estou usando as LC tenho muita dificuldade para leitura próxima. Gostaria de utilizar o método báscula (monovisão) qual seria o grau ideal, no caso das LC?

Hélder

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Helder,
Por questões do código de ética sou impedido de fornecer receita on line.
Só posso lhe dizer que com os dados que vc me forneceu vc tem condições de usar monovisão(báscula). Sugiro que vc procure um oftalmologista dedicado à subespecialidade de lentes de contato.SE vc morar proximo ao meu endereço e preferir consultar comigo solicite nosso telefone pelo e-mail: exis@terra.com.br

DJ ARCANJO disse...

Olá meu Nome é Genivaldo, ja uso lentes de contato a algum tempo, porém, agora tenho necessidade de usar multifocal, e tenho duvida:JA EXISTEM ESTAS LENTES COLORIDAS? ELAS SÃO "DESCARTÁVEIS"? POSSO USA-LAS COMO EU USO AS MINHAS LENTES ATUAIS?
Obrigado! e parabéns pelo blog.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não existem lentes de contato multifocais coloridas

Ignez disse...

Olá Dr. Lazaro, mto interessante este blog e aproveito p/relatar minha dúvida.
Há mais de 1 ano sou usuária de lentes em monovisão porém à noite a qualidade de minha visão cai mto me deixando inclusive insegura ao dirigir. Já consultei 2 médicos q disseram q a qualidade realmente diminui à moite. No meu caso a diferença é mto grd qdo escurece e as luzes de ruas e lojas se acendem, principalmente p/ longe. Já tentei usar somente a lente do olho esquerdo mas apesar de ñ melhorar mto, piora na visão intermediária(por ex. para uso de computador). Acho estranho q outros usuários ñ comentem esse problema pois cfme opnião dos médicos é normal.
Uso OE +3.50 e Toric no OD +1.25
e -0.75. Já testei tb no OD somente + 1.25 e fica pior ainda p/longe.
O q o senhor acha?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Peça ao seu oftalmo que coloque a lente para perto no OD e toric ou esférica no olho E.Isto é, trocar as lentes de olhos mas não fazer como vc fez pois os graus de longe devem ser diferentes de um olho para outro.Significa que o médico terá que fazer nova adaptação de modo que fique o olho E para longe e olho D para perto.Pois vc simplesmente trocando de olho com as lentes atuais não dará certo.

Sandra Linhares disse...

Olá Dr. Lázaro!

encontrei seu blog na net e achei fantástico. Uso óculos com lentes multifocais Varilux mas gostaria de usar lentes de contato através da técnica q o sr. preconiza (monovisão).
Meu último exame:
Para longe:
OD +0.75 ESF -0.50 CIL 170º EIXO
OE +1.25 ESF -O.50 CIL 30º EIXO
Para perto:
OD +3.75 ESF -0.50 CIL 170º EIXO
OE +4.25 ESF -0.50 CIL 30º EIXO

No meu caso as lentes de contato seriam indicadas? Tenho 45 anos, sou dentista e preciso enxergar bem à curta distância, tbém utilizo bastante o computador.
obrigada,
Sandra

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sandra,
Já que vc é dentista não recomendo as lentes no sitema monovisão.Na sua profissão as pessoas não se dão bem com monovisão para trabalhar.
Dá para vc usar LC mas não recomendaria até pq vc não é obrigada a usar os óculos de modo permanente.Use-o somente em ocasiões especiais como dirigir à noite, assistir filmes legendados e para o trabalho de perto no trabalho.Para o computador sugiro que vc peça na ótica para lhe fazer um óculos só para perto usando a mesma receita dos seus óculos atuais.Assim vc não necesita levantar a cabeça toda vez que olha para o monitor o que,se for por muito tempo dói o pescoço.

Tamara disse...

Olá Dr. Lazaro,
Tenho miopia e vista cansada. Eu usava lente de contato para miopia, agora com a vista cansada, não estou me adaptando aos oculos multifocais. Tenha -2,50 e + 1,75, o sr. que eu me acostumo com lentes de contato multifocais.?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Tamara,
sim, acho que vc pode se adaptar às LC multifocais.mas como não sou adepto das mesmas lhe sugiro que peça ao seu oftalmo que lhe adapte lentes de contato na técnica de monovisão.Vc vai estranhar uns 30 dias mas passado esse prazo vc vai gostar.

Anônimo disse...

Me adaptei bem às multifocais. Tenho +2,75 OD e OE (perto) e 0,75 OD e OE para longe.
A contatóloga me receitou multifocal OD +2,0 acresc 0,75 e OE +1,5 acresc 0,5. Olho dominante esquerdo.
1) Não entendi esta conversão.É issto mesmo?
2) Ao verificar em sites não encontro multifocais com acréscimo menor que 1,0. Como conseguir multifocais para estas especificações?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Essa resposta só o oftalmo que lhe adaptou as lentes pode lhe responder.Lentes de Contato é um ato médico.Somente o oftalmologista é o profissional legalmente habilitado para adaptar lentes de contato.

Samirinha disse...

Olá Doutor Lázaro.
Meu nome é Samira 41 anos, moro no Japão. Eu uso muito o computador, desde 1995 diariamente, recentemente comecei a não conseguir mais ver as letras de perto e a tela do computador parece que desaparece, tenho que apertar o olho e tentar focar novamente. Hoje fui ao medico e foi diagnosticado presbyopia.
Longe pupila distancia 65mm Direita sph +0.50 d cyl -0.75 d axis 90 cv 1.0 - Esqueda sph +0.025d cyl -0.75 axis 90 cv1.0 - Perto pupila distancia 62mm Direita +1.75d -0.75d axis 90 Esquerda +1.50d -0.75 axis 90, eu nunca usei oculos e uso lente de contato colorida desde os meus 17 anos, o que o senhor me recomendaria? Existe no mercado lente de contato colorida que possa me ser receitada? Me ajude por favor, a idéia de ter que usar oculos esta me deixando tonta. Muito Obrigada, ADOREI o seu Blog, Parabéns!
exito_multivendas@hotmail.com

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Samirinha,
lhe responderei para seu e-mail.
verei como posso lhe ajudar.

Ica disse...

Dr.Lázaro fui informada por 2 oftalmos da minha cidade, que para o computador eu deveria usar um óculos de meia distância; para leitura na cama, um óculos de curta e o restante das atividades com um multifocal com lentes varilux. Como achei muuuuuuito caro tudo isso, me pergunto se fui informada corretamente. Os multifocais não serviriam para tudo?
Obrigada,
Ica Farinelli

ELAINE disse...

Dr. Lazaro, adorei seu blog, estou prorrogando para comprar minhas lentes multifocais há algum tempo, porque tenho graus diferentes nos olhos e teria que pedir duas caixas com 6 lentes cada uma, isso encarece bastante e eu nem sei se me acostumaria com elas, e além disso sempre usei lentes descartáveis coloridas para longe e teria que usar incolor. Mas achei seu blog e me interessei muito por esse método de monovisão, o Sr. acha que me adapto??
Obrigada desde já, e parabéns pelo blog.

Elaine

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Com certeza,Elaine.É só o que eu adapto em casos de presbiopia.Vc estranha uns 30 dias mas não tem erro.O importante é que o oftalmo acerte qual é o seu olho dominante o qual deverá ficar para longe.Vá a uma clinica oftalmologica sem medo que não tem erro.
Não esqueça i´ra estranhar 30 dias e depois é só alegrias.

cris disse...

Eu fui ao oftmalmo e ele em receitou uma lente monofocal , 0,25 para longe no olho direito e 0,50 para perto e no olho esquerdo , 0,75 para perto. Eu gostaria de usar lentes e queria uma orientação. Obrigada. Cristian

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Cris
Essa orientação vc deve solicitar ao oftalmo que lhe atendeu ou a outrooftalmo especializado em lentes de contato, caso ele não o seja.

Anônimo disse...

Fui ao oftalmo, que me examinou e verificou que hvia condiçao de usar lente.Na receita vem várias medições de curvatura e etc....mas na ótica o rapaz apens fez um tet para descobrir qual olho tem a visão predominante e colocou apenas o grau de longe e perto....eu enxergo embassado e ainda nao me adaptei a lente.Ele teria que ter mandado as informações par que a lente fose feita com aquelas determinlçoes ou posso usar uma apenas com os graus de longe e perto?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Recomendo que procure um oftalmo que seja especializado em lentes de contato.
O médico oftalmologista é o único legalmente habilitado para adaptar lentes de contato.

Anônimo disse...

Dr.lazaro,fui ao meu oftalmologista
disseq queria fz uma lente de contato
já uso lentes progressivas com mais de 3 graus pra longe e mais de 4 graus pra perto,então ele falou q poderia colocar grau em um olho pra perto e no outro olho pra longe, usei pela primeira vez ontem,pra perto vejo bem, mais para longe n vejo qse nada mesmo tendo um olho com grau pra longe, o olho q tem o grau pra perto fica tudo ebaçado pra longe, por favor me ajude, o que devo fz? obrigado aguaro resposta, um abraço.

Meu nome é: Maria do Socorro

Anônimo disse...

oi

Luciana disse...

Dr. Lazaro!
Aproveito essa excelente ferramenta disponibilizada para esclarecer uma dúvida:
Tenho 47 anos, uso oculos há cerca de 4 anos, mas nos últimos dois anos estou usando oculos com lentes multifocais. Nesta última mudança de grau, a prescrição foi de Para longe: OD=esf+0,75D; OE=esf+0,50D Para perto: AO=adição de esf+2,0D. Ocorre que no grau anterior , que era de 1,50 para perto e para longe era o mesmo, tinha me adaptado bem... desta vez a lente distorce muito a visão lateral e fico muito irritada.... também estou irritada de estar todo o tempo com oculos que me encomodam muito. Gostaria de usar lentes de contato... mas achava que para pertyo não era possível.... Com essa recomendação de grau o Senhor acha viável o uso de lentes de contato?
Aguardo sua resposta e agradeço desde já
Sou de Uruguaiana-Rs, mas vou a Santa Maria todas as semanas.... aproveito para perguntar se na sua clinica é feito atendimento pela UNIMED????

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sim, é viável.
Atendemos pela UNIMED

Anônimo disse...

Olá Dr. Lazaro, tenho 42 anos, a pelomenos 1 ano não faço uma avaliação, mas a ultima vez que fiz , o medico disse que meu olho esquerdo não tem conserto pois é o chamado "olho preguiçoso", então meu receitou lentes de contato p/ o direito de +2,00(p/ longe)e p/ perto colocaria um oculos de +1,00, porem esse + 1,00 não me resolve,pensei então em comprar lentes de +3,00e ver se consigo me adaptar, pois qdo uso oculos (sem a lente de contato)me adapto melhor com +3,00 doque com de +2,00 queria então experimentar essas lentes multifocais, gostaria de saber se o sr. me indicaria a multifocal , se sim, como devo compra-la +2,00 e adc. +1,00 ou ao contrario, e no caso de me indicar lente normal tem algum problema de eu usar só a de +3,00?;se isso enfraqueceria mais o meu olho? minha deficiencia é +3,00(perto)e +2,00(longe).Obrigado.Rildo

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Lentes de contato multifocais é uma possibilidade mas tem de ser adaptada por um oftalmologista especializado em lentes de contato.Se tem problema usar só +3,00? O unico problema seria desconforto visual e não prejudicaria o seu olho, porém não acho recomendável fazer isso.

Jackie disse...

Dr. Lázaro.

Tenho deficiência de 0,5 e 0,75 em cada olho. 0,75 para longe, mas estou indo ao oftalmologista para outro exame porque percebo que meus óculos estão fracos.
Gostaria de optar pelas lentes de contato, sendo minha maior dificuldade para longe. Que conselho o Senhor me daria? Não quero ir ao oftalmologista sem preparo algum sobre o assunto. Outra questão é que moro em Brasília e o clima aqui é muito seco. Quando me mudei para cá tinha lentes e não consegui usar porque meus olhos irritavam muito, aliado ao fato de que as lentes mais me atrapalhavam do que ajudavam. Deixavam minha visão embaçada, pelo que creio que estavam erradas. Há algum colírio para resolver esta questão da irritação no clima seco desta cidade?
Obrigada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Desaconselho lentes de contato para voce pelas razoes que voce mesma mencionou: mora em cidade de clima seco e tem olhos secos.

Colbert disse...

Dr. Lázaro, boa noite!

O oftalmologista da minha cidade constatou OD/esférico: +0,75; OE/Esférico: +2,50 - Cilindro -3,50 - Eixo 75º; Adição: +2,50 - DP/DNP: 3131. Gostaria de saber se posso usar LC Multifocais gelatinosas. Gostaria de saber também se é possível fazer cirurgia para implante de lentes com tais características e se existe algum risco, levando-se em conta o resultado de implantes anteriormente realizados.

Obrigado.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Colbert,
1- Seu caso não é adequado para multifocais devido ao astigmatismo no olho esquerdo.Talvez monovisão que seria usar lente de contato em um dos olhos para longe e no outro para perto.Faço muito isso e tem mais aceitação do que as multifocais.
2-Implante de lentes se voce tiver mais de 50 anos dá para pensar.É questão de analisar seu caso.

Anônimo disse...

olá doc, tenho 47 anos e preciso usar óculos para leitura, o problema é que eu detesto óculos havería posibilidade de usar lentes de contato para leitura sem
prejudicar a visão a distância?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sim,
Procure um oftalmologista especializado em lentes de contato para adaptat lentes multifocias ou no sistema monovisão.

Sônia disse...

Me chamo Sônia, há 10 dias estou usando lente de contato, no olho direito ficou para longe e no esquerdo ficou para perto, porém quando olho para perto sinto que o outro olho me incomoda e quando olho para longe então a lente para perto também me incomoda bastante deixando a imagem embaçada.
Isso faz parte da adaptação ou houve alguma falha no grau já que com a lente de longe eu mal enxergo as letras, nesse caso me sinto usando um só olho.
Detalhe, não foi feito teste algum para a visão dominante, apenas me perguntaram que olho eu utilizo para enxergar por um orífício, e eu não soube responder.
Obrigada pela orientação.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Mesmo estando tudo certo, é normal
vc ter desconforto visual por uns 30 dias.Se persistir mais de 30 dias vc deve retornar à clinica oftalmologica onde vc adaptou as lentes e relatar suas dificuldades.Isso faz parte do serviço de adaptação de LC e é um direito seu reclamar até tudo ficar bem.
Quem deve fazer o teste de qual olho é o dominante deve ser o próprio médico(peça isso).

Um teste grosseiro que vc pode fazer é trocar as lentes de olho.Use o do direito no esquerdo e vice versa e veja se não é menos desconfortável.Aí se vc acha que fica melhor use dessa forma.

Anônimo disse...

Dr. já uso óculos há muitos anos, para perto, mas de 3 anos para cá, meu grau aumentou bastante. Além disso, estou também com dificuldades para enxergar para longe (pouca mas tenho, -0,25). Perguntei ao oftalmologista se eu poderia usar lentes de contato multifocais, ele não aconselha porque o grau para longe é muito pouco.E osenhor o que me diz? para perto é: OD +2,00/OE + 1,75. Grata
Perpétua- Manaus

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

peça a ele que lhe adapte pelo sistema de MONOVISÃO em apenas em um olho para perto.

Anônimo disse...

Tenho 46 anos e uso óculos desde que eu me lembre...acho que desde os 10. Tenho hipermetropia e astigmatismo. O grau de minhas lentes é aumentado progressivamente com a idade. Uso multisocal há uns 5 anos. Tenho que usar óculos permanentemente, pois cada vez enxergo menos sem eles. Por este motivo, gostaria de saber da possibilidade de usar lentes, pois é incômodo o uso dos óculos por tanto tempo. Tenho um grau já alto, tanto para perto quanto para longe, mas agora não lembro exatamente. Algo em torno de 5.00. Será que me adaptaria? Busco ter uma melhor qualidade de visa também neste aspecto, portanto, um maior conforto visual.
Aguardo, obrigada. Liane

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

É difícil para mim lhe responder se vc pode ou não usar lentes de contato, por não saber maiores detalhes sobre o seu caso.
Mas recomendo que procure um médico oftalmologista que seja especializado em lentes de contato
para ele lhe avaliar.

Léia Maria disse...

Olá Dr. Lazaro,
Uso óculos multifocais e gostaria muito de usar lentes de contato, tenho 52 anos. Fui a dois oftalmologistas nos últimos 4 meses e ambos recomendaram a monovisão. O grau de meu óculos está estabilizado desde 2008, não mudou. O.D e O.E para longe + 1.75 para perto O.D e O.E +2.75 o médico prescreveu lente para perto + 4.50 O.E e para longe 1.75 O.D não consigo enxergar nada para longe o olho de perto me atrapalha. Tomei a iniciativa de diminuir o grau de perto para 3.75, mas também me atrapalha para longe e para perto fica uns 90%, não consigo solucuinar este quebra cabeças, tentei reduzir o grau para perto para + 3.50, mas ai tenhoi muita dificuldade para ler embora tenha melhorado um pouco para longe, o que fazer? Já tentei trocar as lentes de olho, mas não vi melhora. Senti muita confiança de sua parte na monovisão, será que meu grau é muito alto para monovisão? por favor me dê uma orientação.Meu e-mail elimessias13@hotmail.com.

Grata!
LÉIA MARIA

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Acho que +1,75 p longe e +3,75 para perto está de bom tamanho.
Na verdade esse desconforto visual leva uns 30 dias para passar.Insista por esse período de tempo e caso persistam os sintomas procure novamente o seu médico.

Jusciara disse...

eu uso óculos um grau forte no olho direito esférioco -7,00 , cilindrico 3,00 ,eixo 180 , e no esquerdo é -5,75 e cilindrico -1,00 eixo 172 , e uso lente de contato , comprei as lentes de contato tbm elas são de uso um ano , mas são graus diferentes será q tem algum problema eu usar o óculos e usar a lente , mas eu ñ uso ao mesmo tempo o óculos e nem a lente só uso a lente quando vou sair nos finais de semana e deixo elas na caixinha imersas até quando sair será q tem algum problema??

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não tem problemas usar as lentes só nos fins de semana

Weider disse...

Nossa doutor meu caso é grave tinha um alto grau de miopia, foi feito cirurgia para introduzir lentes internas ficou até bom tentei usar a báscula mais não deu certo fiz uma cirurgia para melhorar de longe o Lesik e nossa doutor foi a pior coisa da minha vida o meu olho esquerdo ta horrivel estou indo em vários médicos, ja fiz dois oculos multifocais e não ficaram bons... Agora tou pensando em pedir a báscula pq com as que eu ja tinha dava pra ver mais ou menos eu não sei mais o que fazer ando muito deprê penso que não vou ter um futuro depois dessa m... de lesik

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Procure um médico oftalmologista especializado em cirurgia refrativa e que trabalhe com excimer laser com frente de onda(wave front).

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr Lazaro.
Tenho 33 anos e por volta de 10 meses descobri que sou diabética dependente de insulina. Uso óculos desde pequena e sempre lentes de cristal, tenho alto grau de astigmatismo 7,0 e miopia 5,0 não sendo possível a cirurgia por causa da córnea, segundo seu colega. Posso usar lente gelatinosa tórica ? E podem ser coloridas ? Aguardo retorno abarços

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro procurar a opinião de um oftalmologista especializado em cirurgia refrativa PERSONALIZADA.
Evitar cirurgia refrativa pelo método CONVENCIONAL.

Anônimo disse...

Caro Doutor,
Tenho 52 anos e utilizo ja lentes de contato.Tenho alto grau de astigmatismo no olho esquerdo( -075-275 A 160)no olho direito tenho alto grau de miopia(775-100 A 80)
Ambos com adiçao de +250 para perto.(RECEITA PARA OCULOS)
Atualmente utilizo lentes de contato
Descartaveis,para longe e utilzo em cima oculos para perto.
Gostaria de utilizar no olho miope, lentes de contato bifocal ou multifocal,
O que o Senhor me recomenda?
MUITO GRATO

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Recomendo estudar, junto a um cirurgião refrativo, a possibilidade de uma cirurgia refrativa no sistema monovisão que seria operar o olho dir. para longe e no olho esquerdo deixar um pouco miope(próximo de 1,5 D)para a visão de perto.

SPS disse...

Dr. Lazaro,

Tenho 45 anos e estou me deparando com o desconforto de usar óculos para perto com 1,75, e para longe 0,25. Fui ao oftamologista para saber a possibilidade de uma intervenção cirúrgica e fui aconselhado a usar lente de contato monovisão, ou seja, pelo que entendi usaria a lente somente em um olho e meu cérebro se ajustaria à esta situação dentro de um período, e que este uso não traria desconforto algum, mas parece que tem uma situação de olho dominate que eu não entendi bem. Gostaria de saber se lentes monovisão são mais confortáveis ou recomendadas que as multifocais, se a adaptação ao uso de qualquer uma das duas depende de cada pessoa ou existe uma recomendação específica para a melhor opção (monovisão ou multifocal).

Abraços,

Silvio

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Na minha experiência a monovisão é melhor.

sueli disse...

oi.....tenho glaucoma de angulo fechado..ja tive uma crise..e meu olho direito dilatou a pupila e constantemente,,uso pilocarpina...posso usar lentes multifocais..obrigada..Sueli

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não.

Cristina disse...

Dr. Lazaro, compartilho a mesma angústia de tantos iniciantes em LC em seu blog, que é realmente de muita utilidade! Foi-me receitado:
Longe: OD: ESFÉRICO+0,25; CILINDRO-0,50; EIXO 80. OE: -1,75.
PERTO: ADIÇÃO+1,50 (presbiopia, acho)
Para LC, fizeram um arredondamento colocando OE:-1,75 e OD+1,75 (nada para astigmatismo) Estou tentando me adaptar a LC, no quarto dia de uso ininterrupto, mas não consigo enxergar com clareza, principalmente à meia distância, preciso me aproximar e ainda fica meio embaçado. O olho direito fica especialmente desconfortável todo o tempo. O que o sr. recomendaria para o meu caso? Por que o sr. não gosta de lente multifocal? como essa lente funciona? seria aconselhável o uso de lente multifocal para o meu caso? Agradelo desde já. Cristina

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro monovisão modicicada, ou seja vc continua com a lente do OD e substitua a lente do OE por uma monofocal só para perto.É obvio que isso deve ser feito através de um médico oftalmologista.

Anônimo disse...

Trabalho desde o início do mês em um call center e para enxergar o monitor tenho que levantar a cabeça, meus óculos são:
longe OD=esf Plano CIL 0,50 a 95º
OE=esf Plano CIL - a -
perto OD=esf +2,25 CIL 0,50 a 95º
OE=esf +2,25 CIL -
a receita é de 16/08/11 estou pensando em usar lentes de contato,seria indicado para o meu caso,acabaria com o ficar levantando a cabeça que já está me causando dor no pescoço? O que o Sr me recomenda.
Agradeço.
Virginia

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro que procure um médico oftalmologista especializado em lentes de contato e pedir pra lhe adaptar lentes no sistema de monovisão.

Zanza disse...

Tenho 50 anos e até uns seis anos não havia percebido que tinha deficiência na visão, somente ao renovar minha CNH é que foi constatado, o meu problema é que eu tinha deficiência para perto em um olho e para longe em outro, passei a usar multifocal, tempos depois resolvi fazer a cirrugia no olho em que havia deficiência para longe e hoje tenho deficiência para perto em ambos os olhos, ou seja não enxergo nada de perto, como não consigo ficar no tira e põe óculos acabei fazendo um multifocal, mesmo porque sinto alguma deficiência ao computador, só que é claro gostaria muito de me livrar dos óculos, só não consigo entender como poderia usar lentes para perto se ao usar óculos com grau de perto eu não vejo nada de longe com nitidez.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

procure um médico oftalmologista,especializado em lentes de contato e peça que ele lhe adapte lentes de contato usando a técnica de monovisão.Isso poderia ter sido adotado no procedimento cirurgico,resta saber se lhe falaram a respeito disso antes da cirurgia e como é opciolnal vc decidiria pelo sim ou pelo não

Beth Santana disse...

Bom dia Dr. Lázaro !!
Estou pensando em comprar lentes de contato multifocal. Recentemente descobri essa mais nova necessidade no uso de multifocais e acho que até me adaptei bem aos óculos. No entanto, usei lentes de contato desde os 15 anos - hoje tenho 43 - e sinto falta delas. Tem o fato que também gosto de praticar esportes (mergulho e vôo livre) e os óculos atrapalham bastante. Bem, não entendo muito mas meu ultimo exame apontou os graus: Adição 200 OD= -4,75 OE -5,25 !! O que o senhor acha?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro procurar um médico oftalmo para adaptar no sistema monovisão.

Marcia disse...

olá tenho 38 anos e já usei óculos pra astigmatismo mas mais pra descanso de 2 anos pra ca comecei a sentir muitas dificuldades pra ler fui a oftalmo e ela me receitou óculos pra perto o.d. e o.e. +1,50 e ela me disse que como meu grau era fraco pra longe ,75 e 0,50 que meu olho compensava, bom de alguns meses pra ca senti que meu grau aumentou pra perto e pra longe fui em outra oftalmo e ela me receitou óculos multifocais para Longe O.D. esférico +1,50;cilíndrico -0,75;eixo 10 O.E. esférico +1,50;cilíndrico -0,50;eixo 170 que meu olho já não compensa mais o musculo e por isso aumentou o grau, perguntei sobre L.C. ela me receitou OD +1,50 OE +2,50 8.4 fazendo monovisão minha dúvida é se pode haver alguma perda de visão, pois em uma ótica me falaram que sim que no meu caso óculos seria melhor estou preocupada pois em 1 ano aumentou o grau para perto e para longe e tenho medo que aumente mais

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sua resposta está na primeira página do Blog:www.lentesdecontatodrlazaro.blogspot.com

Anônimo disse...

Preciso de ajuda. Usei lentes anos atrás + não me adaptei, hj não gosto de usar oculos mas não consigo enxergar nada direito. Quando vou a um restaurante passo vergonha, então decidi tentar mais uma vez. Meu grau é complicado e me informaram que com a lente não vou enxergar como com o óculos. Meu grau é OD + 1,05 + 1 OE + 2,75 + 1 O que fazer?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não entendi direito a informação quanto a sua receita.Mas sugiro que procure um oftalmologista , médico, especializado em lentes de contato para ver se dá para adaptar lentes tóricas.

Henrique disse...

Sou hipermetrope e estou testando mono visão o grau de longe + 7,5 e de perto 2,5 com astigmatismo . Identifiquei o olho dominante que o esquerdo. Se coloco o grau de perto no olho dominante a visão de perto fica excelente mas a de longe na longa distancia fica ruim. Se troco e coloco a correção de longe no olho dominante fica excelente a visao de longe mas a de perto no outro olho fica ruim. Qual correção devo utilizar no olho dominante se para perto ou para longe

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

informe isso ao seu oftalmo, que ele lhe dará a devida correção.

Anônimo disse...

Boa tarde,

Adorei o blog, pois me deu esperança para usar novamente lentes de contato. Tentei usar lentes multifocais mas não me adaptei, então lendo o blog vi que poderia fazer monovisão. Meu grau é o seguinte:

Longe
O.D. + 1,00
O.E. + 0,75

Perto
O.D. +2,75
O.E. +2,25

Como eu deveria usar as lentes? Fiz o teste e meu olho dominante é o direito.

Obrigada.
Fernanda

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Procure por um médico oftalmo para adaptar suas lentes de contato.

José de Matos disse...

Olá Dr. Lázaro. Descobrí em seu blog que o Sr. recomenda monovisão e não multifocal, gostaria de saber se essa recomenção se aplicaria a minha situação que é a seguinte: tenho 51 anos e presbiopia, com +2,00 OD e OE para longe com adição de +2,50 para perto. Já tentei multifocal mas fiquei com desconforto para longe. O que o Sr. recomendaria?
Pela atenção obrigado.
José de Matos.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Pelas informações que vc deu creio que vc pode usar monovisão,sim

Professora disse...

Uso grau 3,5 para perto 1,5. Será que tem jeito? tenho medo de gastar com lentes de cobtato e não me adaptar.obrigada

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Depende apenas de você e da sua motivação em usar lentes de contato

Anônimo disse...

Olá, tenho 43 anos, e pela segunda vez estou tentando usar lentes de contato. Já passei por 2 oftalmos e os dois me venderam a mesma marca de lente (Biomedics55). Tenho presbiopia. No olho direito tenho +3,00 p/longe e +4,25 p/perto. No olho esquerdo tenho +2,00 p/longe e +3,25 p/perto. As ultimas lentes foram feitas p/longe com graus OD +3,00 e OE +2,00, e fiz um óculos para ser usado sobre as lentes p/ enxergar de perto de +1,25. Acontece que minha visão de longe c/ as lentes é razoável, se coloco o óculos p/ enxergar de perto a visão de longe melhora e a de perto se torna péssima, não focalizo textos normais sobre a mesa e no computador vejo com dificuldade. Enfim, estou enfrentando o mesmo problema que tive com as primeiras lentes. Como eu uso direto óculos, um p/perto e outro p/longe, (pois o multifocal me incomoda para focalizar por muito tempo de perto no meu trabalho) optei por 2 óculos mesmo, o meu de longe quebrou e como não posso ficar sem óculos, acabei usando por um bom tempo o de perto para tudo, e percebi que enxergava bem de longe também. Questionei ao oftalmo se não poderia fazer uma lente de contato só p/perto, ele disse que não devido a musculatura ocular. Gostaria de sua opinião e de uma orientação do que eu poderia fazer para abandonar meus óculos. Muito grata e parabéns pelo seu blog que me foi muito útil. Abç.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Realmente não dá para fazer uma LC só para perto
Dr. Lazaro