sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Lentes Tóricas:o que são doutor?

Outro dia uma paciente que além da miopia tinha astigmatismo lhe indiquei lentes tóricas.
Aí, mesmo com a sala de espera tensa pelo os que esperavam sua vez de consultar tive de ser
paciente com a paciente(perdoem o trocadilho) e então me dediquei em usar uma didática para
dar uma explicação já que a paciente demonstrara completo desconhecimento sobre o que eu estava falando.
Disse-lhe.Imagine que a sua córnea é uma circunferência, mostrando-lhe um olho esquemático
que coloquei bem à nossa frente.E lhe disse imagine uma linha horizontal da direita para a esquerda dividindo essa circunferencia ao meio.Poderíamos dizer que é uma linha que vai de zero a cento e oitenta graus da circunferência.Um grau acima a linha iria de um a cento e oitenta e um graus.E de grau em grau poderia completar 360 graus. Pois bem se você tem uma miopia voce tem um erro de refração que abrange os 360 graus de sua córnea e por isso se chama de erro de refração esférico porque abrange todos os eixosda circunferencia.O que ocorre se tiver hipermetropia também.
Por isso os dois são chamados de erros de refração esféricos.
Agora imagine que você tem uma miopia na linha entre zero e cento e oitenta graus somente.Que tipo de erro refracional você tem? Um astigmatismo( porque ele está em apenas um eixo)
Pode também você ter miopia e astigmatismo combinado.
Pois bem, quando você tem astigmatismo e deseja usar lentes de contato ,você não pode usar uma lente de contato apenas esférica para corrigir um erro de refração astigmático, e sim uma lente tórica, que tenha o grau que voce necessita também no eixo do seu astigmatismo.Uma das opções é a chamada lente tórica porque além de corrigir a miopia(em todos os eixos) ela corrige o astigmatismo que ocorre em um só eixo.
Parece confuso entender mas na verdade é bem fácil.
Qualque dúvida basta voces clicarem em comentários que acharei uma maneira diferente de
faze-los entender.
A verdade é que por ser bem simples tenho proporcionado muitas alegrias a pessoas que passaram a usar esse tipo de lente.


Los Lentes de Contacto Toricas.
Toric Contact Lenses

221 comentários:

1 – 200 de 221   Recentes›   Mais recentes»
daninurse2004 disse...

Ola! Tenho 30 anos e foi diagnosticado meu astigmatismo ha 2 anos e meio. Inicialmente com 0,75 e 0,5 grau...6 meses depois passou ha 1,0 e 1,25. Logo nesse primeiro aumento, tentei adaptaçao com lente de contato...porem foi muito dificil, enxergava pior com as lentes do q sem nada. Esse ano passei por nova avalição e o grau se manteve. É possivel mesmo o uso de lentes? Existe essa possibilidade de nao adaptação? Nao suporto mais usar oculos e obviamente tbm nao tenho indicação de cirurgia. Sera q deveria tentar nova adaptação? Grata. Daniele

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Pelo que vc relata creio que vc pode usar lentes de contato, tanto rígidas como tóricas.Procure um oftalmologista especializado em lentes de contato.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não entendi poque vc disse que cirurgia obviamente vc não teria indicação.VC. já fez algum exame preoperatório? Porque sem faze-los
vc. não pode ter certeza de que não
pode operar.

denise paulino disse...

tenho somente astigmatismo e nao tenho miopia eu posso usar esse tipo de lente.. torica?
pois nao aguento mais usar oculos e o medico em que me consultei disse q a lente nao resolveria meu problema mas quero lente... o que posso fazer?

daninurse2004 disse...

Em relação a cirurgia, meu oftalmo refere que jamais indicaria um procedimento invasivo pra um grau tao pequeno. Nao vale o risco-beneficio. Alem do mais, ele só indica cirurgia em casos onde a qualidade de vida do paciente esta comprometido por causa da visão, que no meu caso é meramente estetico, pois to cansada de usar oculos.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Denise vc esqueceu de relatar qual o grau dos seus óculos.Mas em princípio creio que vc possa usar, salvo algum caso complicado referente à topografia da córnea.
Diga sua idade, grau dos óculos e qual a causa alegada pelo médico para ele afirmar que vc não poderia usar lentes de contato.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Daniurse creio que quanto à cirurgia o seu médico tem uma certa razão.Se vc operar o risco de hipercorrigir(corigir para mais) é bem maior, o que seria desagradável. Masa quanto à lentes tóricas gelatinosas não vejo razão para não usar.VAle a pena tentar com um oftamologista cuja área a qual ele mais se dedique seja lentes de contato.

Daninurse2004 disse...

Obrigada! Vou tentar novamente o uso das lentes...no proprio consultorio do oftalmo tem uma lentologa...mas depois que a 2a. tentativa nao deu certo, eu desanimei. Agora tenho lido que as lenter as vezes precisam de varios ajustes, ha varios parametros q precisam ser adequados..acho q pode ser mais demorado do q minha espectativa...nao é só colcocar e sair enxergando!

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Daniurse,
peça para o próprio médico lhe fazer a sobrerefração.
E de preferência lentes de contato gelatinosas descartáveis.
No olho direito a opção será -0,75 ou 1,25 no Olho esquerdo pode ser 1,25 mesmo.O mais trabalhoso para ele será escolher o melhor eixo que geralmente é de 10 em 10 graus, mas isso ele o fará com certeza.Caso não fique bem o eixo ou haja um giro da lente ele fará a troca.Para isso vem uma lente extra para teste.Lente tórica exige paciência do médico e paciente, mas o esforço vale a pena.

Marília disse...

Dr. eu uso oculos em casa e lente torica pra sair. Percebo que minha visão é bem melhor de óculos do q de lente. Qual o motivo disso?
Meu grau é:
OD +0.50 +2.75 90º
OE +2.50 -3.00 175º
Brigada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Marília vc não revelou sua idade mas pelo que percebo vc está usando tóricas no sistema monovisão, ou seja um olho está graduado para longe o outro para perto.Se for isso é normal que vc ache a visão com lentes ser de menor qualidade. Tente pedir ao seu oftalmo para verificar os eixos e experimentar tirar o +0,50 do olho D corrigindo só o astigmatismo.
Geralmente quando para longe é +1,00 ou menor, fica mais confortavel não usar nada no esférico.Mas como vc tem astigmatismo, corrija só o astimatismo no olho D.Se não entendeu escreva novamente.

Marília disse...

Dr. eu tenho 19 anos.
Existe alguma cirurgia segura que ofereça correção satisfatória pro meu problema?
Já fui em dois médico e ambos falaram q cirurgia seria inviável.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Marília,
Bem , retificando o que eu disse no post anterior vc não está usando as lentes pela técnica de monovisão.Creio que a má visão deve-se a algum giro da lente o que pode ser corrigido trocando-se a lente por outra que a posicione no eixo correto.
Quanto à cirurgia com a refração que vc declara ter creio ser viável,
a não ser que os exames de refração revelem que o problema é maior do que aparenta ou se vc apresenta sérias alterações na
topografia da córnea ou na espessura da mesma.Para lhe dar uma resposta mais satisfatória necessito de mais subsídios como por exemplo, porque os médicos que lhe examinaram alegaram a tal inviabilidade cirúrgica.
Continue escrevendo.

Anônimo disse...

Dr, tenho 31 anos e desde os 9 uso óculos. Agora em janeiro comecei a usar lentes tóricas pois tenho astigmatismo e hipermetropia e meu grau Direito: 5.0 e Esquerdo 2.0 , mas tenho sofrido um bocado na adaptação.parece que a lente sai do lugar e de repente não vejo mais nada.
Pior é ue meu oftalmo foi embora da cidade e eu não sei como procurar um outro médico pra fazer a sobrerefração.
Fiz exame de topografia corneana e tudo, mas as lentes parecem dançar nos meus olhos. O que fazer?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Para "Anonimo" que tem 30 anos.
Diante do que vc escreveu creio que
vc deve procurar outro oftalmo que se dedique a Lentes de Contato, já que vc perdeu contato com o que lhe prestava atendimento e assim verificar o que relamente está acontecendo.
A propósito as lentes de contato tóricas a que me refiro no blog são as gelatinosas.
Dr Lazaro

Levi X disse...

Olá tenho 28 anos e uso oculos dedos 8 devido miopia ...por volta dos 15 desenvolvi tb astigmatismo...no final por volta dos 17 anos ambos estabilizaram a miopia em 2.75 por olho e o astgmatismo em 0.5 em um e 0,75 em outro....fiquei 8 anos sem ir ao oftalmo e quando fui os graus continuavam os mesmos...Apos isso comecei a usar lentes de contato direto e fiquei 3 anos apenas com as lentes para miopia uma vez que o astigmatismo era pouco e nao me encomodava...agora fui no ocullista d enovo apenas por padrao (estava enxergando bem) e ela falou que estou com 3 graus de astigmatismo e ceratocone....fiz o oculos que ela sugerio porem esta pessimo enxergar com ele...enquanto com a lente estava muito melhor...estranehi que fiz a confulta com ela e na primeira vez ela me falou que eu tinha 6 ggraus de astigmatismo e depois que dilatou meus olhos reduzio para 3...e ela fez a consulta logo apos eu tirar a lente de contato eu mesmo sufgeri ficar sem a lente um dia antes e ela falou que nao precisava....

Resumindo...é comum demorar para se adaptar a um oculos novo como o meu no qual praticamente entrou 3 graus de astgmatismo do nada...ou corro risco dela ter errado mesmo a prescricao...estou pensando em marcar outra consulta mas so poderei fazer mes que vem e gostaria de ja ter uma nocao!!

Grato
Levi

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Levi X
Creio que vc deve fazer uma nova consulta com outro profissional.Acredito também que vc não possa usar óculos devido ao ceratocone.Tem que ser lentes de contato rígidas mesmo.
Consulte outro oftalmo e faça uma ceratoscopia para ver se o seu ceratocone está estabilizado(pelo o que vc diz acredito que está estabilizado). Não se assuste.
Qualquer dúvida escrevea para meu e-mail direto lazaro.sma@terra.com.br

Reginaldo disse...

Doutor

Tenho 13 anos e uso osculos com a seguinte receita:

OD Esf -2,75 Cil -1,00 Eixo 105
OE Esf -2,75 Cil -0,75 Eixo 45

Estou fazendo teste de adaptação com lentes tóricas.

Qual o melhor ajuste na receita acima para as lentes tóricas??

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Reginaldo
Essa pergunta vc deve fazer ao seu oftalmo.Pois ele é quem está melhor informado sobre o seu caso em especial.

Anônimo disse...

Dr.tem 2 anos q faço uso da lente gelatinosa tórica, esse ano fui ao médico para fazer o exame e incomendar outra lente já q a minha tava vencendo a validade d 1 ano. Qdo a lente chegou percebi q minha visão estava muito ruim comparada com a antiga. Retornei ao médico com essa queixa, ele me mostrou q o grau continuava o mesmo da antiga, a única mudança era o valor do eixo q tinha mudou d um ano pra outro. Tentei acostumar d novo com lente e não consegui, na segunda vez q fui ao médico ele percebeu q algum valor (não sei ao certo) q havia variado d uma semana pra outra e pediu q fizesse uma topografia da córnea. Parece q estou com ceratocone. Essa doença pode ter sido causada pelo uso da lente tórica? Mesmo se estiver com ceratocone posso continuar o uso da lente tórica? E é normal ceratocone aparecer junto com hipermetropia e astigmatismo? Se estiver no início posso fazer cirurgia refrativa pra a hipermetropia e os astigmatismo?
Vou ao oftalmo. semana q vem, mas essas dúvidas não saem da minha cabeça.
Brigada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Anônima,
A topografia da córnea deverá esclarecer tudo.

Anônimo disse...

Ola tenho 14 anos e ja fui a dois oftalmologistas mais eles me disseram que eu não poderia usar lentes de contato devido a minha idade.Uso oculos com 11 graus em um olho e 9 em outro.Gostaria de saber se tem lentes para este tipo de graus e se eu poderei usa-las?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Olá, vc que tem 14 anos
para eu lhe responder essa pergunta vc deve me fornecer os dados completos de sua receita de óculos.

bruno1016 disse...

Boa tarde!

Meus graus são os seguintes:
O.D = esf -0.50, cil -1.00, eixo 150
O.E = esf -0.50, cil -1.00, eixo 15

Quando fui comprar minhas lentes de contato, me venderam um par igual com grau de 1,5 para miopia. Pelas pesquisas que estou fazendo estas não são as lentes adequadas, e também estou sentindo um certo cansaço na visão. Afinal, as lentes que comprei são as adequadas? se não, quais seriam as adequadas?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

O oftalmologista deve ter lhe explicado a razão pela qual lhe adaptou tais lentes,caso contrario vc deve retornar lá e tirar suas dúvidas.
Mas com essa refração vc poderia ter adaptado lentes gelatinosas tóricas ou rígidas gás permeavel.

Adriana disse...

Olá Dr Lazaro, amei ter caido no seu blog que por acaso vim navegar pela net a fim de pesquisar sobre a "técnica monovisão" e cai aqui de pára-quedas...rsss
Bem, já usei lentes gelatinosas que o médico me vendeu em consultório, mas percebi que com o óculos minha visão era bem melhor e com a lente não era bem nítida, além disso meu olho esquerdo teimoso não se adaptou, por causa do incomodo acabei desistindo, questionei isso com o oftalmo na época, bem ele disse que as minhas lentes gelatinosas seriam só para a miopia, humm dai me desabafei com ele que se fosse assim eu preferia uma outra mais caro,ou então ficaria só como óculos mesmo"
Atualmente tenho 35 anos, sem nenhum problema de saúde, tenho miopia e astigmatismo. Neste mês fui no oftalmo (que já é outro por causa que é do exercito existem trocas)para uma consulta rotineira, anual e este disse que meu grau não mudou esta estabilizada:
O.D -1,25 esf. -0,75 cil 100
O.E -1,50 esf. -0,75 cil 75

Perguntei será que valeria apena mais tentativa de usar lentes, pois gosto da minha aparência sem os óculos, ele já veio me oferecendo também as lentes gelatinosas que vende por R$200,00 barato demais e dura 1 ano e meio, fiquei com receio sabe? rssss
Ele atende no mesmo consultório do oftalmo anterior que não há aparelhos, pois é Hospital do Exercito Brasileiro, ele só me coloca naquele aparelho pra ler as letrinhas... deveria me examinar com outros recursos não é? Uma avaliação mais precisa no caso? Eu queria mesmo é me livrar dos meus óculos pra sempre, não nasci com eles, mas casei obrigatoriamente com eles.
Seu blog me deu uma luz fiel ao assunto do qual sou leiga. Na minha cidade tem um outro oftalmo da minha confiança, muito competente que descobriu de verdade meu grau, só não fui me consultar com ele por comodismo e ele não atende pelo meu plano de saúde, mas compensa uma consulta particular.
Muito obrigada e parabéns pelo blog, senti que o senhor ama o que faz.

Abraço

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Obrigado Adriana.
pela refração que voce relata existe a possibilidade de vc usar lente toricas gelatinosas.
O OD seria uma lente bem como está a receita para oculos e o OE o oftalmo teria apenas que ajustar o eixo para uso nas lentes.Ele verá se o eixo deve ser 80 ou 70.

Adriana disse...

Correção...
Desculpe Dr Lazaro citei meu grau antigo, a receita desta vez esta como:

OD: -1,75 Esf -0,50 CIL 85
OE: -1,75 ESF -0,50 CIL 75

Então há uma possibilidade pra mim de poder usar lente sem aquele desconforto no olho esquerdo? Só ajustar o eixo.
Obrigada por ter respondido, vou acompanhar seu blog de agora em diante, pra estar sempre por dentro do assunto que é do meu interesse.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Prezada Adriana,
Com essa refração eu lhe adaptaria apenas um lente esferica de -2,00 em ambos os olhos.Lentes torica adapto só com astigmatismos a partir de 0,75 para cima.A vantagem aí é que a lente esférica é bem mais em conta.

Julimari Suzuki disse...

olá tenho somente astigimatismo, 1 grau de cada lado, gostaria muito de usar lentes de contato, mas, sem grau, é possivel? Tenho 16 anos !

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Julimari,
Creio que não vale a pena vc usar lentes tóricas pq vc não terá persistência nem a motivação necessária para usa-las continuamente´já que seu grau é baixo.Nada impede que vc use lentes de contato colorida sem grau( apenas por estética|)Procure sempre um oftalmologista para consultar sobre lentes de contato.

Anônimo disse...

Fiz um transplante de córnea há 1 ano e meio, depois de usar lentes de contato p/ miopia por 22 anos. Ainda estou com 12 pontos nos olhos, que conforme o médico não são retirados p/ não aumentar o astigmatismo que o olho vem apresentando pós cirurgia. Continuo sem enxergar quase nada e por isso no próximo mês o médico diz que terei que fazer um teste p/ usar lente acrílica e tentar corrigir um pouco do astigmatisto.
Pergunto...é possível o uso da lente tórica , já que o médico diz eu ter astigmatismo e miopia ? Não sei o grau ainda, pois meu exame p/ o uso da lente será no dia da próxima consulta, mas acredito que é bastante.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Adapatação de lentes de contato em paciente tranplantado é muito trabalhoso.É um trabalho bem personalizado e demanda tempo.Não creio que lentes tóricas sejam a solução.A Ultralentes é especializada em casos dificeis como o seu.Visite o site deles e sugira ao seu médico que entre em contato com eles em caso de muita dificuldade.Digite o link abaixo que é da consultoria digital para medicos prestada por eles.
http://www.ultralentes.com.br/index.php?codigo=10

Thiago Silva disse...

Como se faz para saber o eixo da lente?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Thiago,
para saber o eixo de uma lente só consultando um médico oftalmologista.Isso não se trata de um ato empírico.É ciência utilizada em um ato médico em favor do seu paciente.

Glayson disse...

Olá Dr. Lazaro. Tenho 31 anos e um grau de miopia de -5,75 em ambos os olhos e de -3,00 de astiguimatismo, também em ambos 10° no olho direito e 180° no esquerdo, DP (mm) 69, qual a lente tórica que você me recomendaria? Eu já uso uma lente comum para correção da miopia só para pratica esportiva gostaria de usar lente o dia todo será que tenho possibilidades?

Débora disse...

Boa tarde Dr,
esse é meu grau:
OD Esf -3,00 Cil -2,00 Eixo 180
OE Esf -2,00 Cil -1,50 Eixo 180

Gostaria de saber se posso usar lentes de contato, e se a adaptação é fácil para meu caso.
Já quanto as marcas de lentes, andei pesquisando e encontrei várias, e tbm com vários valores bem distintos. Você poderia me indicar alguma?

P.s.: Parabéns pelo blog, adorei conhecê-lo!

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Deboa a adaptação de lentes toricas no seu caso é viavel
mas vc deve faze-la atraves dos serviços de um médico oftalmologista que seja experiente em lentes de contato.Esse é o caminho correto mas vc deve ao marcar sua consulta se certificar com a recepcionista se o oftalmo que vc busca é especializado em lentes de contato.Evite adaptar lentes de contato em ótica ou compra-las por simples indicação deles. ,O médico vai escolher qual a lente que mais se adapta ao seu caso.

Débora disse...

Obrigada pelos esclarecimentos.Fui esta semana ao Oftalmo e ele me indicou a Bausch & Lomb(por ele revender desta marca), mas devido ao custo elevado gostaria de usar a Soflens que também é revendida pela Bausch & Lomb mas com um preço menor.O SR. aconselha?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Debora ,
Por favor, não use mais o termo revender quando se tratar de adaptação de lentes de contato.
Médico oftalmo não vende nem revende lentes de contato mas presta um serviço ao seus pacientes de adaptar as lentes que ele achar que melhor convem aos seus pacientes.Voce aceita se quiser. Não achou conveniente o preço ou não gostou do médico, procure outro, mas adapte sempre
lentes de contato com um médico oftalmologista.É esta a filosofia principal deste blog: que vc procure o profissionl certo para adaptar suas lentes: o oftalmologista.Se o oftalmo que vc procurou não é especiaizado em lentes de contato procure outro.
Mas adaptação de lentes de contato é um ATO MÉDICO, e por assim ser vc deve sepre procurar um quando desejar ter um serviço legal e legítimmo em territorio brasileiro.

Guarde isto: se vc vai a um mecânico, vc não compra a peça que ele trocou no seu carro, vc paga o serviço que vem com a peça.
assim é com as lentes de contato ou com a prótese adaptada pelo dentista.Vc paga o serviço.Entenda isso, minha cara, e vc entenderá o que é adaptar lentes de contato.
veja o que estou fazendo: não é por promoção pessoal ou propaganda é puramente para ajudar as pessoas entender o que é certo quando se trata ao ato médico de adaptar lentes de contato.

Anônimo disse...

SUELLEN TENHO 21 ANOS
Tenho problema de artiguimatismo e hipermetropia gostaria muito de usar lentes de contato qual é a melhor lente indicada para meu problema?

lONGE DE +3,50 DC -2,00 180° 31MM
LONGE DE +4,50 DC -4,50 170° 31MM

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Suellen,
Em principio recomendo consultar um oftalmo. Mas de antemão vejo alguma dificuldade no olho esquerdo.

César disse...

César tenho 21 anos

Tenho miopia e astigmatismo.

para longe
OD Esf -1,50 Cil -0,50 Eixo 175
OE Esf -1,00 Cil -0,75 Eixo 180

Fui a uma óptica procurando lente descartável e a funcionária disse que no caso de miopia e astigmatismo, o grau de cada um tem que ser somada.
Então ela me deu uma lente com:
OD -2 e OE -1,75.

Eu fiz o teste com uma lente por um dia e ficou bom para enxergar de longe. Além disso, ficou muito melhor do que os óculos que eu usava. Porém para ler ficou pior do que sem usar nada.

Agora não sei se devo comprar essas lentes descartáveis, que o pacote para 3 meses custa 110 reais, ou se devo ir no meu médico para fazer um teste de lente. O problema de ir no médico é que a minha unimed não cobre a cidade onde faço faculdade. Então vou ter que esperar até dezembro para voltar para minha cidade natal. Mas se eu esperar até dezembro eu não vou enxergar as aulas da faculdade.

Você acha arriscado eu usar essas lentes de 110 reias sendo que elas foram recomendadas pela funcionária de uma óptica?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Cesar ,
o certo sempre é consultar um oftalmologista e ele lhe fornecera as lentes como parte do serviço de adaptação.
Bem para lhe ajudar lhe sujiro as seguintes lentes:
no olho D=-1,75
olho E=-1,25
~Isso para quebrar seu galho até vc poder consultar um oftalmo.
Falo de lentes descartáveis.
Espero que me de retorno do resultado, porque essa sugestão é baseada nos numeros que vc forneceu o que é diferente do que se eu tivesse lhe examinado.Quero dizer se esse resultado que vc me forneceu estão corretos vai dar certo.

joyce disse...

Bom dia Dr. Lázaro!Meu nome é Joyce e tenho 24 anos e uso óculos desde pequena, tenho miopia e astigmatismo e mês passado fui no oftalmo e ele me receitou:
O.D: esf. -100 cil: -125 eix: 4º
O.E: esf. -100 cil: -125 eix: 180º
E eu gostaria de usar lentes, porém ele me receitou as tóricas e pelo preço ser alto, gostaria de saber se posso usar outro tipo, pois ele disse que não me recomendaria!!! O que o senhor acha??

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

A recomendação dele está correta.E essas lentes tem um custo mais elevado do que uma lente não tórica.
Por exemplo se fosse só para miopia o custo seria menos da metade.

Ny disse...

Olá. uso óculos desde sete anos de idade, estou com 24 e cansei, tenho mais ou menos uns 3 graus de astigmastimo em cada olho, fora a miopia que é baixa, posso usar lentes tóricas, se não conseguir me adaptar posso exigir devolução do meu dinheiro ou outra solução da ótica onde pretendo adquirir as lentes?!! Obrigada..

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Voce pode usar lentes de contato tóricas sim, embora o mais aconselhavel no seu caso seria lentes rígidas já que lente toricas não lhe dariam uma visão 100%.
Aconselho adaptar suas lentes somente com um médico oftalmologista já que é o unico profissional legalmente apto para realizar este procedimento.Faça isso se vc valoriza realmente seus olhos

Caroline disse...

Dr. minha receita para óculos consta:
OD Esf -3,00 Cil -2,50 Eixo 180
OE Esf -2,00 Cil -1,50 Eixo 180
fiz o pedido de lentes de contato (Soflens 66 Toric) mas ñ tinha meu grau cilindrico correto, então comprei para o direito -2,25 e esquerdo -1,25, será que vai dar mta diferença qto a visibilidade?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Essa pergunta recomendo que faça ao oftalmologista que lhe adaptou as lentes pois para responde-la só apos um exame oftalmologico com ajuste da acuidade visual final.

William disse...

Dr Lazaro,

Uma pergunta técnica. As lentes tóricas produzidas para que tem astigmatismo, até algum tempo atrás eram produzidas até o grau -2.25, mais tarde com uma conversão era possível chegar até -2.75. Como está agora, existem lentes tóricas para graus maiores? Atualmente meu grau é -3.50 mas utilizo -2.75.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Willian,
Toricas descartáveis corrige astigmarismo até 2,25, somente.
Para graus maiores só lentas não descartáveis.

Debora disse...

BOA NOITE DR LAZARO...

MINHA DUVIDA É QUASE A MESMA QUE A DO WILLIAN...TENHO ASTIGAMTISMO -2,75 ( E UM POUCO DE MIOPIA TB )E HA MUITOS ANOS ATRAS USEI LENTE NAO TORICA, MAS NAO ME ADAPTEI, ELAS CAIAM DO MEU OLHO DIRETO E PERDIA SEMPRE, NA EPOCA UMA LENTE TORICA TINHA UM PREÇO MUITO ALTO, POR ISSO MINHA OPÇAO PELA LENTE NAO TORICA. MAS HJ PESQUISANDO PELA NET, VI QUE O CUSTO BAIXOU E GOSTARIA DE SABER SE EXISTE LENTE TORICA PARA O MEU CASO DE ASTIGMATISMO. NA NET ENCONTREI UMA LOJA DE LENTES QUE FALA DE UMA QUE É A FREQUENCY 55 TORIC XR...O SR RECOMENDA? MARQUEI CONSULTA COM UM OFTALMO PARA O FIM DO MES, MAS A ANSIEDADE E GRANDE, POR ISSO QUE RESOLVI LHE PERGUNTAR ANTES.
MUITO OBRIGADA !
DEBORA

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Debora veja resposta na pagina inicial, ao entrar no blog.

Michelle disse...

Olá Dr. Lazaro

Tenho O.D. -0,75 esférico e -0,50 cilíndrico, eixo 165 e O.E. -0,75 esférico e -0,75 cilíndrico, eixo 170. O problema é que não consigo encontrar lente tórica para o olho direito devido ao baixo grau de astigmatismo e não me sinto confortável com a compensação da lente comum. Gostaria de saber onde posso encontrar tais lentes, já que nenhuma ótica consegue encomendar.
Muito obrigada,
Michelle

linezinhaodonto disse...

Olá Doutor!
Por alguns motivos não quero comprar as lentes direto com meu oftalmologista e assim gostaria de saber se a receita para óculos serve para me adequar a lentes de contatos tóricas.já usei a rígida e não me adaptei!A minha dioptria é a seguinte:
O.D:esf. 1,75/ cil. 2,25 e eixo 90
O.E:esf. 2.5/ cil. 2.00 e eixo 70

Assim há algum ajuste para a lente?
Aguardo resposta e agradeço!

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Linezinha
Como vc faria para implantar um dente? Ou adaptar uma protese dentária?Existe uma receita para isso?Não.E pela razão simples de se tratar de um procedimento, ou melhor dito, um ato odontológico.
Pois bem assim como não existe receita para nenhum procedimento seja ele médico ou odontológico, não existe receita para as lentes de contato já que tb se trata de um ato médico.
E adaptar LC é um ato médico porque lente de contato também é uma protese sobre um tecido vivo dos mais importantes que é a córnea.
Então respondendo sua pergunta se serve a receita dos óculos para adaptar LC digo-lhe que não pelas razões óbvias acima citadas.Se vc não se relaciona bem com seu oftalmologista mude para outro ou outros mas não permita que ninguém que não seja medico oftalmologista cuide dos seus olhos.
Veja o trabalho que estou fazendo através deste blog.Sem visar nenhum ganho, seja pecuniário ou promocional.O único ganho é a satisfação de fazer a minha parte que é a de ajudar, orientar e educar as pessoas usuárias de lentes de contato.Meu blog tem muita credibilidade por todas as caracteristicas de ser um serviço de utilidade publica.Por isso lhe aconselho faça a coisa certa.Seus olhos não tem dinheiro algum que pague.Se tivesse vc já os teria vendido para alguem que necessita de um transplante de cornea.
Espero que a razao de sua dúvida não seja o preço das lentes.Se for digo-lhe que as clinicas tem preços diferentes para o mesmo serviço, no caso a adaptação de LC.
O preço varia segundo a localização,prestígio da clínica etc...
Bem espero que vc pense e analise melhor.Como vc bem pode concluir nenhum interesse que não o de ajudar me leva a lhe aconselhar dessa forma.

Anônimo disse...

Doutor, infelizmente possuo uma lesão na minha retina, ao qual afetou minha visão central do olho direito e eu tenho apenas a visão periférica. Os médicos sempre me dizem que tenho um olho único, já que minha lesão é irreversível e não indicam operação para o olho esquerdo. Enfim, tenho dois graus e pouquinho de astigmatismo em cada vista e também tenho miopia (mais ou menos nesse grau). Parece que meu grau aumenta a cada ano e estou ficando desesperada, pois temo ficar cega. Estou envelhencendo, mas meu grau não pára de aumentar... O que o senhor me sugere? Uso óculos desde uns cinco anos mais ou menos e não aguento mais! Quero usar lente, mas devido minha lesão, ainda sou extrábica...será que a lente tórica seria legal para mim?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Seu caso merece uma analise melhor.
Parece dificil para lentes de contato.Em todo caso sugiro que procure um oftalmo especializado em lentes de contato.Caso ele lhe afirmar que não, pergunte-lhe porque.

A Era da informática - Como lidar? disse...

Olá, gostaria voltar usar lente de contato mas quando o médico me indicou percebi que não corrigia a visão intermédiária, ou seja eu via bem de perto e de longe, mas no intermédiário ficava ruim a visão, então percebi que não corrigia o meu astigmatismo, estou certa? Foi´com o médico que comprei as lentes, então vi que existem as tóricas que corrige tanto a miopia quanto o astigmatismo. será que posso voltar a usar as lentes, pois queria dar um tempo para os meus óculos, tenho 38 anos e na minha receita diz as seguintes especificações:
OD -1,25(esf) / -1,75(cil) eixo 180º
OE -2,00(esf) / -1,50 (cil) eixo 180º
Olhando os sites de venda de lente quato ao eixo cilíndrico não tem o -1,50 como adaptar? Seria para mais ou seja -1,75 ou para menos -1,25. tire essa dúvida. Obrigada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Voce tem condições de ser feliz com LC tóricas, sim.Mas deve procurar um colega oftalmo especializado em lentes de contato para fazer os ajuste que voce necessita.Por questões éticas sou impedido de receitar via internet.
Desculpe.

Anônimo disse...

Olá, sempre utilizei lentes de cobtato gelatinosa, que foram receitadas por um profissional. Hj possuo 6,50 de miopia e 2,50 de astgmatismo no olho direito. Visitei um outro profissional que disse não ser recomendado a utilização de lentes gelainosas, pois eu poderia desenvolver um ceratocone. Agora estou dividida, pois sempre utilizei lentes gelatinosas e nunca me fez mal, mas foi a primeira vez que fui em um oftalmo diferente do que eu estava acostumada, e ele me receita algo completamente diferente do oftalmo anterior. Por favor dê sua opinião. Desde já agradeço.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Olá,
creio que vc entendeu mal o que o segundo oftalmo lhe disse a respeito das lentes gelatinosas proporcionarem condições para a formação de ceratocone, pois não tem fundamento científico.O ceratocone é uma ectasia ou seja uma protrusão de um segmento da córnea onde ela afinou sua espessura.Então a córnea naquele lugar fica mais pontuda com o formato de um cone(CERATO=relativo à córnea + cone=ceratocone).Pode ocorrer em coçadores crônicos do olho ou por herança genética.Nada relacionado às lentes de contato.
Converse sobre isso com seu antigo oftalmo.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Para voce se informar melhor leia o artigo neste blog Ceratocone-Crosslinking de 06/10/2008.

Anônimo disse...

dr lazaro existe lente de contato para 0,50+. Meu oftalmo disse q nao existe, devo procura outro?
nao consigo usar oculos.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

realmente não existe 0,50 em lentes de contato nem positivo nem negativo.Vc não me deu dados como idade etc.. mas me arrisco a dizer que vc não necessita usar os óculos continuamente pois se a lente dos oculos for positiva e nesse grau póde ser usado só em situações de visão próxima como em casos de leitura ou computador.Lentes de contato pra que?

FELIPE disse...

Olá Dr. tenho uma dúvida acerca de conversão para lente de contato.
Minha receita indica para AMBOS os olho os seguintes graus:
ESF. -4,50 CIL. -1,25 EIXO 180

ai ele me indiciou lentes com medidas dos EIXOS diferentes. Porque isso ja que ambos os olhos sao iguais? Terei prejuizo se comprar apenas a caixa do lado que manteve a medidas do eixo em 180? Segue as medidas convertidas para lente:
OD esf. -4,25 cil. -1,25 180
OEesf. -4,25 cil. -1,25 170

Posso comprar dele apenas uma caixa da baush toric?

Obrigado desde ja!!!

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Felipe,
Essa pergunta vc deveria ter feito ao seu médico.Pois por alguma razão ele mudou, já que nem sempre a receita dos óculos é a mesma para as lentes de contato.
Volte até ele e pergunte porque ele lhe adaptou as lentes desse modo.Até pq vc adaptando com ele voce pode ir lá e reclamar se vc acha que algo não está bem.

Gra disse...

Graziélle,
Primeiramente é um prazer comunicar com o senhor pelo seu Bloq. Muito obrigado pelas orientações profissonais que o senhor nos envia. Se possivel o senhor ajudar a minha duvida.
Uso lente de contato a 6 anos, e a uma semana passei no Oftalmo, a noticia Boa que meu olho direito o grau diminui já o esquerdo aumentou meio grau, segue meu grau:
O.D = Esférica (-4,75) e Cilindrico (-1,25) eixo 180º
O.E = Esférica (-4,00) e Cilindrico (-0,50) eixo 180º
Gostaria de saber qual o grau ideal para lente de contato estou usando atuamente torica nos dois olhos, não sei se agora só o O.D, que irei usar a torica, Muito Obrigado desde Já.
e-mail = graagra@hotmail.com
tenho 24 anos.
Att.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

No seu caso vc pode usar torica no olho D e no olho E lentes esféricas ou toricas. Vai depender como o ofatalmo que lhe examinar achar melhor para o seu caso.

Mayara disse...

Olá! Tenho uma grande dúvida... Estou tentada em usar lentes de contato, mas além de miopia também tenho astigmatismo, apenas no olho esquerdo...
São estes meus graus:

OD: Esferico (-3,00) Cilindrico (-) Eixo (-)
OE: Esferico (-3,00) Cilindrico (-0,75) Eixo (160º)

Fui em uma ótica, a atendente me ofereceu 2 tipos de lentes de contato, a tórica e a não tórica, sendo que a diferença de preços é bastante alta (cerca de 300 reais). Ela também me informou que eu poderia usar uma gelatinosa comum, já que meu astigmatismo é bem baixo.
Gostaria de saber se eu posso usar a gelatinosa comum, como ela disse ou apenas a tórica.
Desde já agradeço!
Meu email: mayaradiasg@gmail.com

Tenho 19 anos.
Att.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Mayara,
A pessoa legalmente habilitada para lhe adaptar lentes de contato não é uma atendente de ótica e sim um médico oftalmologista. Portanto minha sugestão procure um para consultar a adaptar suas lentes de contato.

mel disse...

Dr, Uso lentes tóricas há muito tempo, e para mim sempre foi maravilhoso, só tirava quando vencia...Mas há uns 6 meses minhas lentes não se encaixam em meus olhos, ficam subindo e saem do lugar, um horror, um sofrimento...Já troquei a marca 3 vezes, jonhson, blosh e copervison. mas em todas o mesmo, já conversei com minha oftalmologista, mas ela não me diz nada, será que criei reação a lente, e não posso masi usá-la, vou ter que usar óculos? para mim será horrível, odeio óculos. o que o sr pode me dizer sobre isso?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Mel
VC deve estar com conjuntivite papilar gigante.Suspenda o uso das lentes e peça para seu oftalmologista tratar esse tipo de conjuntivite, caso contrário vc não poderá mais usar lentes de contato.Esse tratamento costuma durar meses.O diagnóstico ela fará revirando sua pálpebra superior.
trate e tudo voltará ao normal.Mas tenha paciencia de tratar pelo tempo que for necessário.Jogue fora as lenttes que estavam em uso por estarem quimicamente contaminadas com mucoproteínas.
Boa sorte.

mel disse...

Obrigada Dr. Depois que o Sr me falou desta conjuntivite papilar gigante, fui pesquisar e todos meus sintomas se encaixam, e pior, em um estágio bem avançado, estou morrendo de medo. Amanha mesmo irei ao oftalmologista o mais urgente possível.

IKA disse...

to na bolivia tenho 29 anos fiz cirurgia excimer laser na esperança de corrigir endo estrabismo acomodotadivo e 4.75 hipermetropia nos dois olhos e q ganhei foi um astigmatismo de 3,25rsrsrs fiquei com OE 3,25 de hipermetropia e od 4.25 mais 3.25 de astigmatismo + estrabismo acomodativo endo . Seria aconselhavel. Tenho observado certo impasse entre os oft. daqui com relacao a oculos com primas ou lentes de contato .Seria indicado o uso de lentes de contato toricas ou comuns ? tenho observado certa falta de experiencia com realaçao ao uso de lentes de contato dos oftalmologista daqui .Gostaria de alguma ajuda q possa me orientar

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Fica um pouco dificil opinar sobre o seu caso já que faltam algumas informações como eixo dos astigmatismos grau de desvio dos olhos, se o desvio é acomodativo ou não, etc...
Mas em principio eu sugiro lentes rígidas fluorcarbonadas e talvez óculos com prismas para corrigir o desvio se este for acomodativo.Se o descvio não for acomodativo seria de se pensar numa cirurgia de estrabismo.
Bem como lhe disse tem de ser bem analisado.Procure primeiro um oftalmo estrabólogo(especialista em estrabismo).

Érika Mayumi disse...

Doutor,

Tenho Miopia:

OD: -2,00
OE: -1,50 e 0,75 de astigm.

Fiz minhas lentes prolongadas, gelatinosas e coloridas... O problema é q parece que meu olho esquerdo não segura a lente, ela fica se mexendo demais. A do olho direito nem tanto... E percebi que qdo eu coloco a lente do lado errado, ela fica mais fixa do que do lado certo.

Eu até troquei a lente de um olho para o outro pra ver se o problema era na lente, mas não. O problema parece que tah no meu olho esquerdo! rsrsrs

Gostaria de saber o que pode estar acontecendo e se faz mal usar a lente do lado contrário. Obrigada!

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Erika,veja isso com seu oftalmo.Vc não deve usar as lentes do lado avesso.
Pode ser pouca coisa mas seria bom vc retornar ao seu oftalmo e pedir assistência, afinal na adaptação está implícito o acompanhamento da reaão do olhoàs lentes.

Rodrigo disse...

Olá Dr.
Uso óculos a mais de oito anos. Tenho astigmatismo em ambos os olhos. Na ultima receita de óculos tinha no OD Esf. 0,00 Cil.-1,25 Eixo 120 e no OE Esf. 0,00 Cil.-3,25 Eixo 169. Gostaria muito de me livrar dos óculos, e a princípio pensei em lentes de contato, ou até mesmo cirurgia. Lembro que uma vez meu oftalmologista me disse que não me adaptaria a lentes de contato, mas não me lembro o porque. O senhor acha possível no meu caso o uso de lentes? De que tipo? E quanto a cirurgia? Qual seria o primeiro passo para uma cirurgia? E valor estimado? Desde já muito obrigado.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Rodrigo
as respostas que vc me pede vc só poderá te-las mediante uma consulta com um bom oftalmo especialista em lentes de contato e cirurgia a laser.Faça isso.

Lidinha disse...

Olá Dr.

Uso óculos há 20 anos, só que agora, resolvi usar lentes descartáveis. Já usei a lente rígida. Só que houve um problema na minha lente de contato. Eu não estou enxergando bem com ela. Eu enxergo tudo embassado. Gostaria de saber o motivo, ou se o meu grau da lente ou o eixo veio modificado. E como devo fazer para modificar o eixo. a miinha receita está assim:

OD: Esf. +0,50 Cil. -2,50 Eixo 175
OE: Esf. +0,50 Cil. -3,00 Eixo 175

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Eu lhe sugiro que consulte um oftalmologista especializado em lentes de contato.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Eu lhe sugiro que consulte um oftalmologista especializado em lentes de contato.

Anônimo disse...

Olá Dr Lázaro
Uso óculos desde pequena devido a astigmatismo e miopia. Mas como gostava de usar lentes, o meu médico receitou me umas lentes tóricas Proclear que estou usando há 2 dias.
As referencias dos óculos são
OD -1,00 (+4.00) 90º
OE -0,75 (+4,50) 90º

E na caixinha das lentes de contacto vem:
OD- +3.00 -3.75X180

OE-+3.75 -4.25X180

O problemas é que por um lado estou adorar não ter de usar oculos e as lentes de contacto nem se sentem nos olhos! :) mas de vez em quando parece que desfoco e vejo tudo desfocado, daí a pouco já estou vendo novamente bem. Será normal por so estar a usar há 2 dias???? Está adequado?
Muito Obrigada.........
Cláudia

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro que retorne ao seu oftalmo e tire suas dúvidas.Isso está incluso no serviço que ele lhe prestou, ou seja, na adaptação de lentes de contato.Sempre que estiver com dúvidas seja agora ou em qualquer época vc tem de entrar em contato com o oftalmo evitando sempre de seguir conselhos de outras pessoas mesmo que sejam usuários de lentes de contato.

Anônimo disse...

Olá Dr. Lazaro,
Tem alguma diferença entre lente tórica e a rigida?qual?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Lentes toricas tanto podem ser gelatinosas ou rígidas.
Em caso de astigmatismo podemos usar para sua correção lentes rígidas esféricas ou tóricas.Já as gelatinosas ´para corrigir astigmatismo só se formem tóricas.

agno disse...

boa noite dr lazaro!
gostaria de saber se ja existe na medicina tratamento alem de oculos, para quem sofre com nistagmo, astigmatismo e miopia. é possivel intervençao cirurgica para o astigmatismo e miopia ja que tenho o nistagmo? sera possivel o uso de drogas para diminuir o balanço dos olhos?
todas estas duvidas sao para que eu tenha a esperança de uma melhora na minha visao. tenho 35 anos. e parabens pelo seu blog.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Prezado Agno.
Desconheço a possibilidade de cirurgia refrativa para quem tem nistagmo.Talvez seja possível com aparelhos como o Visx star S4 ou similares que possuam modernos e sofisticados eye track.Informe-se em uma clinica que possua um aparelho desses. Mas aí a cirurgia não baixará de R$2,500,00 a tres mil reais por olho.

Fernando Cascardo disse...

Dr.

Tenho os seguintes graus:

ESF CLI EIXO

OD -5,50 -5,50 10
OE -4,50 -4,50 170

Comecei a usar tem uns 15 dias uma lente dura, mas minha visão fica embassada, especialmente quando estou lendo e no computador. Ja para longe a visão ficou otima.
Mas o embassamento é muito ruim, o que pode estar causando isso? A lente dura seria a mais indicada? e a tórica?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Fernando,
se vc tem mais de 40 anos provavelmente vc necessita graduar para perto. Peça ao seu oftalmo para lhe adaptar o sistema de monovisão se esse for o caso.

Henrique disse...

Olá Dr.
Tenho astigmatismo e uso lentes a 3 meses, mas esta sendo difícil usar, por que elas ficam saindo do lugar, mais ou menos duas horas após eu colocar.
Tenho 25 anos, meu grau 0,75 D/E.
Grato por essa ajuda a todos.
Henrique Silva.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Retorne ao oftalmo que lhe adaptou as lentes e revele suas dificuldades.É asim que funciona a adaptação de LC: retornando ao médico até que tudo se ajuste.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Retorne ao oftalmo que lhe adaptou as lentes e revele suas dificuldades.É asim que funciona a adaptação de LC: retornando ao médico até que tudo se ajuste.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Retorne ao oftalmo que lhe adaptou as lentes e revele suas dificuldades.É asim que funciona a adaptação de LC: retornando ao médico até que tudo se ajuste.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Retorne ao oftalmo que lhe adaptou as lentes e revele suas dificuldades.É asim que funciona a adaptação de LC: retornando ao médico até que tudo se ajuste.

fabulex disse...

Dr. Lázaro

Tenho 24 anos e uso lentes de contato há 7. Tenho somente miopia nos dois olhos:
OD: esf. -5.00 cil. 0 eixo 0
OE: esf. -5.00 cil. 0 eixo 0

A lente que eu usava estava com ela há mais de 2 anos, ela é de uso prolongado e a usava todos os dias, mas não dormia com ela. Até que semana passada tive sintomas de conjutivite num dos olhos e no outro dia foi o outro olho. Tirei as lentes, estou usando óculos e lavando-os somente com água boricada. Os sintomas de conjutivite não estão mais, mas de manhã eles amanhecem grudados e sinto um leve incômodo nos olhos. Mandei encomendar lentes de contato por um site, mas como não sei o grau para as lentes, usei como meu oftalmologista fez da vez passada: no óculos ele me passou -4.75 e na lente -4.50. Ou seja, mandei pedir lentes -4.75, já que meu grau aumentou para -5.00.

Há problema no grau em que pedi das lentes? E nos meus olhos, o que pode ser?

Desde já agradeço imensamente sua resposta.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Consulte urgente um oftalmo.
Voce deve estar com conjuntivite papilar gigante.
Cuidado com a procencia das lentes.
Recomendo que use lentes descartáveis adaptadas por um oftalmo.

Anônimo disse...

Boa noite Doutor,
Tenho 23 anos, e uso oculos a 2 anos, e agora resolvi usar lentes, o meu oftalmo, me receitou lentes toricas.
OD: E/-1,00 C/1,00 Eixo/180°
OE: E/-1,00 C/1,00 Eixo/10°
Pelo que entendi as lentes toricas sao descartaveis, e pelo orçamento que fiz em uma otica, preciso de dois tipos de lentes, uma para cada eixo, a minha duvida é se essa informaçao procede e esta correta vou ter q comprar duas lentes diferentes por causa do eixo?
E gostaria de saber mais ou menos os preço dessas lentes, porque aqui em Belo Horizonte estao me cobrando 240 reais por cada caixa de lente com seis.
Desde ja obrigado e peço que se tiver alguma informaçao errada que me corrija.
Nathalia.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Nathalia,
a finalidade deste blog é exatamente a de melhor orientar e aconselhar seus leitores.
Minha sugestão: não adapte lentes de contato em nenhum lugar que não seja uma clinica oftalmologica(muito cuidado com a procedência das lentes).
Diria também para refletir um pouco sobre o quanto valeria sua visão( em dinheiro).Ou melhor quanto voce pagaria para retornar a ter visão se um dos seus olhos ficasse cego. Espero que dessa reflexão não pense mais em quanto custa qualquer coisa que diga respeito à sua visão.

Daan =) disse...

Olá Doutor.
Tenho 21 anos e tenho estrabismo.
Uso óculos desde pequeno e agora resolvi usar lentes.
A médica me indicou uma lente tórica por causa do astigmatismo.
Mesmo sabendo que não corrige o desvio dos olhos, resolvi tentar com lentes pois tenho um desvio muito pequeno.
O que vc acha?
A adaptação lntes tóricas é boa?
Obrigado
Daniel

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

A adaptação de lentes toricas são excelentes.Já no seu caso não sei como seria já que existe o estrabismo`.

Valtercbn disse...

Dr. tenho uma dúvida em relação ao eixo de lentes toricas. Quando fui à oftalmologista não sei ao certo qual exame e fiz, mas irei descreve-lo para o senhor. O exame consiste em olhar diretamente para uma máquina que no final tem uma "casinha" e creio eu que sirva para medir o o grau de curvatura da cornea e o grau de astigmatismo conseqüentemente. Em relação a isso gostaria de saber se o eixo da lentes do óculos são os mesmo da lente de contato, pois a minha oftalmologista fez a receita das minhas lentes com o mesmo eixo e agora a lente dos dois olhos parecem me deixar com uma menor acuidade visual em comparação de quando estou usando óculos, mesmo assim as uso já a uns 5 meses, a caixa já está acabando e estou pensando em comprar outra. O senhor me aconselhar a continuar com a mesma oftalmologista ou procuro outro especializado em lentes para pegar uma receita para as lentes?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Procure o mesmo oftalmologista

Anônimo disse...

Olá Doutor! Tenho 47 anos, tenho miopia (OE= -4.00, OD=-2.75) e astigmatismo (OE= -4.00 e +1.50, OD=-2.75 e + 2.00), além de presbiopia. Eu poderia usar lentes tóricas com sucesso? Meu médico ofereceu-me há 2 anos atrás ou óculos multifocais, ou lentes access para média distância ou báscula, esta última, me deixou um pouco receioso, pois imagino que seja meio estranho, ver pra longo com um olho e pra perto com outro. O que o sr. me diz? Obrigado e parabéns pelo blog.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro báscula(monovisão)

Tiago disse...

Tenho só Astigmatismo com OD -2,50 (175°) e OE -2,50 (175°). recebi lentes de contato toricas Oasys Acuvue com as seguintes caracteristicas OE -2,25 (170°) OD -2,25 (170°) e não estou me adaptando bem. Além de não enxergar bem, sinto um certo desconforto.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Retorne ao seu médico.

Carol disse...

Bom tarde, Dr.

Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu usar lentes de contato, para os seguintes graus (para longe), tenho astigmatismo e miopia

O.D Esf. +0,50 cil.-5,50 eixo 180°
O.E Cilin.-0,50 eixo 180°
Tenho 18 anos

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

O mais aconselhavel é oculos , no seu caso

Tomas Aquiles disse...

ola doutor, tudo bem? gostaria de tirar uma duvida com o senhor. pois vi que o senhor é fera no assunto. apenas uma segunda opniao. fui a um oftomologista e ele me prescreveu a reguinte receita: miopia de -1,00 em ambos os olhos e astigmatismo no olho direito de -0,25 com um tal de eixo 130 no olho direito. Quero usar lentes de contato, ele me indicou gelatinosa uma tal de Soflens Comfort. Na internet no site 2lentes2.com.br achei ela baratissima estou pensando em comprar mas antes gostaria de uma segunda opniao para saber se a marca dessa lente é boa e se a indicação dele sobre a lente GELATINOSA coincide com o meu problema. fico no aguardo de uma opniao sua doutor. obrigado

Valtercbn disse...

Dr, acabei de voltar do oftalmologista, fui para fazer o check up anual e também pegar a receita para as lentes de contato e para os óculos. Estou com algumas dúvidas em relação a receita que peguei porque o médico receitou a mesma receita do óculos para as lentes de contato, estou um pouco com medo de comprar as lentes e dar errado. Já usei uma primeira vez lentes descartáveis da Bausch & Lomb(Soflens 66 Toric) porém ia mudar agora para uma lente de contato tórica com uma maior transmissibilidade de oxigênio, a Air Optix, da Ciba Vision, para melhorar o conforto e impedir a neovascularização da córnea.
Os teste que foram feitos comigo foram dois:
O 1o consiste em olhar diretamente para uma máquina que no final tem uma "casinha" e depois sai um papelzinho com os graus e os eixos.
E o 2o o clássico exame de sentar na cadeira e testar os graus em uma máquina que é colocada na frente de seu rosto e ver qual grau fica melhor.
Os graus prescritos pelo meu médico foram:
O.D. Esf. -0,50 cil.-1,25 eixo 165°
O.E. Esf. -1,00 cil.-1,00 eixo 5°
E aí Dr. o que eu faço? Utilizo a mesma receita para os óculos e para a lente de contato?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não.Vc não deve usar esta receita para lentes de contato.Procure um oftalmo especializado em lentes de contato e que ele mesmo lhe entregue as lentes.

Florzinha disse...

Dr. Lazaro, estou com a seguinte dúvida. Há 10 anos uso lentes de contato e sempre fiz na mesma clínica, o grau da caixa de lentes sempre foi igual a receita de óculos. Esse ano, por recomendação do oftalmologista, fiz as lentes com uma contatóloga que trabalha em sua clínica. Mas ela utilizou uma tabela de conversão de grau, do qual nunca tinha ouvido falar, de forma que o grau da minha lente ficou diferente da receita. Ela me mostrou a tabela e tudo, mas o curioso, é que apesar do meu grau ter aumentado 1,75 no OE e 1,25 no OD, continuo usando na vista direita o mesmo grau das lentes antigas (vistos que estas ultimas nao eram corrigidas pela tabela de conversao de grau). Aí lhe pergunto: Eu vejo bem, mas isso nao faz mal aos olhos?? eu utilizar a mesma lente anterior com o aumento de grau ?? Essa tabela é confiável?

tenho 26 anos, OE -8,25 esf - 2,50 cil x 9 / OD -7,75 esf -2,50 cil x4

uso lentes de contato OE -7,50 -2,25 180
e OD -7,00 -2,25 180

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Desculpe,mas a exposição de sua dúvida ficou confusa para mim,mas
vou tentar responde-la mesmo assim: sim existe uma tabela de conversão, e é confiável.Em algumas situações,por motivos diversos da parte do oftalmologista ele pode alterar a prescrição, por algum motivo particular.Se vc confia nele, e vc se sente confortável é só seguir sua recomendação.

Florzinha disse...

Obrigada doutor. Mas veja. Se a tabela é confiável eu usei por 10 anos lentes erradas? Pois a prescrićão para óculos era X o valor na tabela era Y mas eu sempre usei lente tórica com exatamente o X da prescrição. Confirmei com o médico e ele informou que a prescrição era para óculos.

E ai?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Mesmo que vc não tenha usado as lentes segundo a tabela nada deve ter lhe pejudicado pois seu nervo ótico está maduro e não é passível de alterações.O máximo que poderia ter lhe acontecido seria sintomas como dor de cabeça ou enxergar as imagens em tamanho mais pequeno,Portanto, nada preocupante, pois não hopuve e nem teria porque haver prejuizo visual,

GIULIANNA disse...

boa noite dr, eu sofro de estrabismo desde pequena, e sempre usei oculos. Desde os dois anos de idade, e quando completei 11 anos eu mesma parei de usar o oculos, devido as piadinhas de mal gosto q faziam com a minha aparencia por causa do oculos fundo de garrafa q eu usava rtsrsrsrsrsrs..
hj aos 20 anos fiz uma consulta com um oftalmo, ele me passou a seguinte receita, e disse q ela tbm serve para lentes de contato, pois eu tbm tenho astigmatismo..
seguinte:
O.D ESFERICO CILINDRICO EIXO
00.00 -1.OO 145
O.E 00.00 -0.50 45

COMPREI UMA LENTE TORICA.....O SR AXA QUE VAI RESOLVER MEU PROBLEMA? POIS O ESTRABISMO É MUITO PEQUENO AGORA....

AGUARDO RESPOSTA..
OBRIGADO

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Se o seu estrabismo resolvia com óculos, também vai resolver com LC.
Caso contrário só com cirurgia.

Paula disse...

Ola doutor, tenho 23 anos, e descobri a 7 dias, que tenho miopia e astigmatismo, nao estou com a receita no momento, mas sei que no meu olho direito tenho 2,5º de miopia e 1 de astigmatismo e no olho esquerdo tenho 6,5º de miopia e 2º de astigmatismo, na hora que o doutor falou fiquei meio perdida, porque esperava ser somente um cansaço nos olhos rsrs, pois nao sentia muita falta do olho esquerdo, gostaria de saber, se tenho chance de fazer uma cirurgia, ou no meu caso, ainda é da pra saber, se ele teve uma estabilizada, pelo fato de nunca usar oculos e começar agora. o medico me disse, que posso usar lentes de contato, mas preciso fazer um exame, o que o senhor acha do meu caso?
desde de ja agradeço
tenha uma boa tarde

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Devido à idade vc deve esperar uns dois anos ate estabilizar a miopia e astigmatismo.
Acho que por enquanto vc pode usar lentes toricas descartáveis.Veja isso com seu médico.

Anônimo disse...

Olá doutor, tenho 17 anos e um grau bem auta já! No meu olho direito tenho somente MIOPIA (5,25), já no meu olho esquerdo tenho MIOPIA E ASTIGMATISMO, o que me impede de usar somente lentes gelatinosas comuns. Fui no oftamologista hoje e ele me deu duas opções: continuar com a rígida que eu sempre usei, apenas trocar o grau, ou entao colocar no olho com os dois problemas a gelatinosa tórica e no que tem so miopia a gelatinosa comum. A rígida vem ao longo de 1 ano +/- me incomodando muito, e coloquei a gelatinosa no consultorico e obvio, achei uma maravilha. Meu grau parece estar estabilizando, nao quero que nada atrapalhe ele para que posso fazer cirurgia daqui uns 2 anos. Bom, minha vontade é usar as gelatinosas, porque estou com um pé atras com as rigidas. Há algum problema? Sempre usei rigidas e meu olho não apresentou problemas, exceto o forte incômodo. Qual sua opinião por favor, ele me passou o preço de 450 reais para ambas, seja a rigida ou as duas gelatinosas (anuais). É por aí mesmo este preço? No mais, obg doutor!!!

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sim o preço é condizente.

Anônimo disse...

Comprei um par de lentes tóricas, faz pouco tempo. O grau: O.D. Esférico -1,25, Cilindrico -0,75, eixo 100º,crrvatura 8,90. O.E. esférico -0,50, Cilíndrico -1,50, eixo 70º, curvatura 8,70. As lentes estão de acordo com o pedido, porém o eixo de curvatura do olho direito veio como 8,90, sendo que pedi 8,70. O mais importante é que não estou enchergando direito, a imagem está tremida, mal consigo ler. A loja já se disponibilizou a trocar a lente, porém não sabem por qual grau podem trocar. Será que o médico errou? Contatei dois médicos diferentes e a receita dos dois teve pouca diferença. O que pode estar acontecendo? Obrigada

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro que procure um´médico oftalmo especializado em lentes de contato que lhe proporcione o processo de adaptação que deverá ser finalizada com a entrega das lentes por ele próprio.Aí vc evita esse tipo de problema.

Anônimo disse...

Ola doutor,
Tenho astigmatismo e miopia, fui consultar para usar as lentes anuais e me pedirão um exame de topografia ocular, é necessário para determinar o grau da lente?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não, a topografia é para determinar o relevo de sua cornea e para ver se seu astigmatismo não é irregular ou se vc não é portador de ceratocone.

Barbara disse...

Ola Dr.
Tenho 15 anos e miopia desde os 6. Usei tampão por algum tempo e minha miopia só tenho aumentado nos ultimos anos... agora em 5 graus p/ cada olho. Eixo p olho Direito 15º e p/ esquerdo 165º
Quando conversei com uma atendente numa ótica, ela me disse que as lentes nao resolveriam totalmente meu problema e q eu teria q usa-las por 8 horas e oculos pelo resto do dia.
Preciso mesmo usar óculos também? pq nao somente as lentes....

e pq será q não resolveria totalmente meu problema? n entendi...

Desde já agradeço muito a atenção
Bárbara

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Barbara
vc não expos de maneira clara o seus caso.De qualquer modo recomendo que procure consultar com um oftalmo especializado em lentes de contato e esclarecer todas as sua dúvidas.Ele será a unica pessoa indicada para isso.

Alexandre disse...

Boa tarde doutor! Gostaria de saber se já existe lentes tóricas em pares para mais de 15 graus de miopia e 5 de astigmatismo? Pois já uso lentes de contato a mais de 15 anos e nesse período usei mais as rígidas. Gostei muito da tórica a qual usei por dois anos só que a sua durabilidade perto da rígida é muito grande sendo que a rígida dura na media de 2 anos e a tórica 1 ano se não pegar nenhum fungo ou bactéria.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Se existe não é do meu conhecimento.
Sugiro usar rígidas no seu caso.

Rute disse...

ola Dr.
tenho 18 anos e uso oculos desde os 6 anos neste meio tempo larguei tudo por uns 2 anos e depois voltei a consultar e começei a usar lentes de contato da bausch e lomb nisto troquei de medico e ao fazer todos os exames de rotina descobri uma grande possibilidade de eu ter CERATOCONE, e meu grau foi aumentando e também apareceu o astignimatismo quando tinha uns 15 anos, agora faço exames de rotina todo o ano estarei fazendo o proximo no 2° semestre de 2011
e dai comentei com meu medico se tem a possibilidade de fazer uma cirurgia pra tirar meu grau e ele falou que com o ceratocone é dificil e teriamos de colocar um negocio lá no olho pra estabilizar e não continuar afinando a espessura da cornea...

e também disse que ja estão sendo feitos teste de uma cirurgia a laser que coloca este negocio no olho e tira o grau... mas ainda são experimentos disse que a principio as cirurgia tem tido otimos resultados mais ainda porem em testess..
o senhor sabe mais sobre este tipo de cirurgia

atualmente uso lentes toricas da bausch e lomb

receita
OD esf. -3,0 cil. -3,5 eixo 180°
OE esf. -3,0 cil. -3,5 eixo 180°

obrigada...
email direto
tuty_nice@hotmail.com

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Procure neste mesmo blog ler sobre CROSSLINKING

tatiane disse...

óla DR. tenho 23 anos e queria usar lente para sair a minha tem, que ser a tórica pena que esse tipo de lente é bem mais cara..
receita..
od esf.-1,00 cil.-1,00 eixo 105
oe esf.-1,00 cil. -0,75 eixo 75

não tenho a minima idéia de qual marca comprar e quanto tempo ela dura se eu so usar para sair...
Obrigada
email kitaty@hotmail.com

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Prezada Tatiane,
sugiro que procure um oftalmologista especializado em lentes de contato, que é o profissional adequado para ajuda-la.

nsv2004 disse...

Nilton
Dr. eu uso oculos e meu grau é muito alto na miopia
OD ESF -5.00 CIL -0,75 25º
OE ESF -6,25 CIL -1,00 155º

USO LENTES DE CONTATO SEM O GRAU DE ASTIGMATISMO , MAS SINTO MUITA DIFICULDADES , AGORA QUERO COMPRAR UMA LENTE TORICA , MAS O GRAU PARA A LENTE SERÁ O MESMO DO OCULOS? OU ELE DIMINUI

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro que vc consulte um médico oftalmologista especializado em lentes de contato para ver o que é mais adequado ao seu caso.

Anônimo disse...

Ñ O QUE ACONTECE TEM HORA QUE VEJO BEM E TEM FORA QUE VEJO EMBAÇADO COM A LENTE TÓRICA E TENHO A SENSAÇÃO COMO ELA TIVESE SAINDO NO EIXO . E SINTO A LENTE ENCOMODANDO NA PARTE INFERIOR DA PALPEBRA O QUE PODE ESTÁ ACONTECENDO POIS SINTO QUE COM OCÚLOS MINHA VISÃO E MELHOR.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Se ao piscar o embaçamento melhora é pq o seu olho é seco.Aí vc tem de usar colirio lubrificante...etc...
Veja isso com seu oftalmo.

Ana disse...

Olá doutor! Meu grau é o seguinte:
OD = -0,75 -1,50
OE = -1,50 -1,25
Meu oftamo me deu para testar essas lentes que a gente ja compra prontas, sem ser toricas, estou bem com elas mas ainda não esta 100%. Posso continuar com essas lentes mesmo precisando que corrija tbm o astigmatismo ?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Pode

Anônimo disse...

Olá Dr.

A um ano comecei a usar óculos para longe, e agora meu grau aumentou e foi apara OD= -1,5/-0,50
OE=-1,5/-0,50. Quero começar a usar lentes , mas não sei qual é a melhor, pois o medico nao me informou sobre isso e disse q eu nem precisava fazer o teste. O que eu sei que é nescessário. Ouvi falar que teria que ser a lente tórica, ou tambem a lente comum pois um dos graus é muito baixo. O que devo fazer ?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro que peça para seu médico lhe adaptar lentes gelatinosas esféricas

Anônimo disse...

Olá Dr.!

Já faz um tempo que uso óculos e tenho:
OD: -1,00 Esférico, -0,50 Cilíndrico, Eixo 180º;
OE: -1,00 Esférico, -0,50 Cilíndrico, Eixo 180º.

Aí comecei a usar lentes de contato e ele me receitou -1,25 para ambos os olhos e disse que era pra compensar o Astigmatismo.
Acontece que pra longe estou vendo perfeitamente, mas pra perto está muito ruim. Eu estudo e preciso ler muito, fica muito ruim com as lentes e estou tendo que recorrer ao óculos pra ver de perto.
Queria uma solução completa para o meu problema, não pela metade!

Ouvi o sr. falar da lente tórica. Porque será que meu Oftalmo não falou da existência destas lentes? Será que tenho alguma coisa que não possa usá-las?? Pode ser isso?

Caso não seja isso, estou desapontada pois, caso eu possa usar, vou ter que arcar com o custo de uma nova lente novamente!

Por favor, me oriente, será que posso usá-las??
Obrigada!!
Mírian

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

SEu caso não é adequado ára tóricas.
Experimente diminuir -0,25 o grau de suas lentes.Caso não melhore procure o médico novamente e reclame.

Crislaine disse...

Olá Boa Tarde,
eu uso óculos a 1 ano mais ou menos, tinha 2,5 de miopia.
Fui ao oftalmo essa semana e meu grau aumentou estou com 2,75 OD e 3,00 no OE.
Nunca usei lente, e agora fiz o pedido. Tenho também 1,00 de astigmatismo nos dois olhos e fiz o pedido de lente em uma otica.

Gostaria de saber se pra uso da lente, basta a receita que eu recebi (foi a que levei até a ótica) ou eu precisaria antes de feito a Base Ocular ?(algo assim)

lucianomx disse...

Tenho 37 anos, sexo masculino, e ceratocone desde os 12 anos de idade. Primeiro no olho direito e lá pros 18 no olho esquerdo.

Em ambos os olhos meu cone fica na parte inferior da córnea o que me permite filtrar a luz com as pálpebras inferiores e inclinando um pouco a cabeça para trás, gerando uma expressão facial horrível e dores de cabeça caso eu faça isto continuamente, mas isto me permite aumentar bem minha visão natural sem o uso de lentes.

Tenho problemas com as lentes de contato rígidas pela secura dos meus olhos, e o diâmetro que me indicam elas saltam facilmente do meu olho quando seco ao virar o olho exemplo para ver o retrovisor do carro e piscar ao mesmo tempo involuntariamente, além de causar dores tanto na córnea quanto nas pálpebras e perder parte da visão periférica. Sem dizer que embora elas corrijam melhor meu problema, a visão é instável a cada piscada, levando alguns milésimos ou segundos para estabilizar. Desisti de usar lentes.

Porém há 4 anos me foi apresentado soluções gelatinosas para ceratocone, e incrivelmente meu olho direito (o pior) se deu bem, não corrige totalmente o "borrão" que enchergo em alto-contraste mas melhorou muito a visão, e no movimento da lente a visão é estável, mas infelizmente no olho esquerdo o mais "saudável" estas lentes pioraram minha visão.

Este ano visitei clínicas diferentes e me apresentaram soluções diferentes, cada uma condenando a solução da outra para gerar mais confusão na minha cabeça.

Numa das soluções me recomendaram o uso de lente gelatinosas tóricas (da carelens) mas não puderam fazer o teste no olho direito pois só é feito sob encomenda, mas no olho esquerdo melhorou um pouquinho. Portanto não sei se vai resolver meu caso completo com o olho direito.

Na outra clínica tentaram lentes "ceratogel" (solotica) e somente meu olho direito se deu bem, e ai partiram para o uso de uma lente gelatinosa simples e ultrafina por baixo de uma lente fluorcabonada. E ai experimentei a chance de ter a melhor visão porém instável, pois as lentes de movem como todas as lentes rígidas que já experimentei, mudando o "borrão", às vezes invertendo ele para cima o que me causa uma baita confusão cerebral, já que há mais de 25 anos me acostumei com ele para baixo (meu ceratocone é na parte inferior).

Bem, as soluções de lentes eram simples e não tinha tanta opção e tecnologia para personalização das lentes para ceratocone como hoje. Pergunto, onde conseguir uma clínica que possa me apresentar todas as soluções e não somente 1 ou outra que eles tenham parceiria ou depdendência comercial com certas marcas/fabricantes ?

O Sr pode comentar ou sugerir algo mais sobre o meu caso ?

Obrigado.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro que vc procure uma clinica oftalmologica para ver se o anel intraestromal seria benéfico para vc.

Julia disse...

Ola tenho 13 graus de mipoia de um lado e 8 do outro,e tenho um pouco de astgmatismo tbm,eu usava lente descartavel(mes em mes),mas quando troquei de oftamologista ele disse q no meu caso eu tenho que usar a permanente(um ano),mas eu prefiro mt mais a outra pq a de um ano se perder,ja era.Realmente não da pra usar a descartavel?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Se o seu astgmatismo não for maior do que -3.00 vc pode usar lentes gelatinosas tóricas descartáveis.

Patrick disse...

Boa tarde Dr. Lazaro, após uma consulta de rotina com meu médico, ele me vendeu lentes de contato tóricas no grau: OD: Esf-3,25, Cil-1,75, eixo 20º / OE: Esf-1,25, Cil-2,25, eixo 160º. Estas lentes tem embaçado muito, principalmente quando uso o computador, fica tudo embaçado. As lentes que eu usava antes tinham um desempenho muito melhor e o eixo 10º no OD e 170º no OE, pode ser isso que está causando este desconforto?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sugiro que vc procure seu médico e peça a ele para trocar suas lentes
par os eixos 10º e 170º, conforme o que vc usava antes.Sem dúvida essa é a causa do desconforto.

LiLi disse...

oa tarde, doutor!

Eu me chamo Lili e tenho vinte anos.

Hoje fui ao médico para verificar como anda a minha visão. Uso óculos desde os sete anos, mas há uns quatro optei pela lente de contato, que acabaram rasgando e eu acabei demorando muuuuito para ir comprar as novas. Todavia, hoje recebi uma boa notícia (em parte): meu grau diminuiu para OD e OE +0,50 Esf. e OD -0,50 e OE -0,25 Cil.. Antes eu possuía um grau a mais em cada olho. A única coisa ruim nisso é que meu médico disse que não há lentes de contato para meu grau. Eu tenho um sério problema com óculos: trabalho com crianças da pré-escola (geralmente com recreação no pátio) e costumo a estragá-los rapidamente. E, confesso, também gostaria das lentes coloridas, para dar uma mudadinha no visual, sabe como mulher é né? Se enjoa muito rápido rsrsrs...

O que o senhor me aconselha a fazer nesse caso?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Use os óculos só para perto: leitura, escrita, computador essas coiss.Fora isso vc não é obrigada a usar óculos.
Quanto às lentes coloridas vc pode usa-las sem grau.

cris disse...

Olá Dr, Lazaro, gostei muito do seu blog e das informações esclarecedoras que vc nos passa. Eu tenho astigmatismo, tenho 30 anos uso óculos desde 13 anos, sempre tive vontade de usar lentes, mas não me adaptei com lentes rígidas, gostaria de saber se posso usar as lentes tórica gelatinosas, elas são descartáveis? Poderia me informar qual o tempo de vida delas?
meu grau: OD -1,50 ESF-3.50 CIL180
OE -1,00 ESF-4,25 CIL 10
LONGE 33/31

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não é aconselhável lentes tóricas descartáveis no seu caso.
Sugiro buscar pela cirurgia a laser PERSONALIZADA.

Talyta disse...

Olá!
Gostaria de saber se já existem lentes tóricas que corrigem acima de 3 graus apenas de astigmatismo.
Há 10 anos uso lentes tóricas para parcial correção com as especificações : OD -2.75 AX 10 E OE -2.75 AX 150.Sendo que na verdade uso nos oculos no OD -3,0 e OE -3,5.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

tem mas são lentes não descartáveis

Anônimo disse...

Dr Lázaro
oi, meu nome é Eryka e tenho 16 anos. Gostaria de saber se posso usar lentes de contato, caso possa qual seria a melhor lente?
OD esf -4,75 cil -1,00 eixo 05
OE Esf -5,00 cil -1,75 eixo 05
Desde já agradeço pela atenção...

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Eu lhe indicaria lentes de contato tóricas.Procure um médico oftalmologista para adapta-las

Sergio disse...

Dr Lázaro
uso óculos ao qual odeio.. e queria muito usar lentes de contato pricipalmente para esportes(futebol)

minha oftalmologista que me parece ñ ser especializada em lentes me orientou usar descartavéis...
mas não me deu nenhuma informação se o grau que ela me passou (para usar óculos) serviria para lentes tambem!

o exame acusou:

-300 -100 94°

-225 -100 90°

qual grau e lente me aconselharia?

desde ja agradeço!

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Recomendo que procure um oftalmo escpecializado em lentes de contato e peça-lhe para lhe adaptar lentes de contato tóricas descartáveis.

gestaoiv disse...

Bom dia Dr Lazaro!
Meu nome é João Cláudio Peixoto e tenho 33 anos.
Meu grau é de 1,25 em cada olho com eixos de Esq.55º e Dir.135º..
Comprei lentes Tóricas e gelatinosas, porém fiquei com algumas dúvidas:
1-Quando estou de lentes varia entre enxergar nitidamente e enxergar embaçado, é por conta da adaptação? Estou usando há apenas 3 dias.
2-De acordo com as informações das lentes, posso dormir com as mesmas, porém ao acordar passo até uma hora para sair o borrão na minha visão. O que o sr. sugere dormir ou não dormir com as lentes?
Certo do seu atendimento, agradêço-lhe de antemão.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sigiro não dormir com as lentes.
AS outras dúvidas tente esclarecer com o oftalmo que lhe adaptou as lentes.

agda disse...

Ola Doutor , meu Nome é Agda , tenho 23 anos , uso óculos todos os dias desde os 16 , tenho astigmatismo e miopia , fui no oftalmologista e solicitei uma receita para lentes -
o meu Grau é o seguinte:
OD: -1,75 -0,75 eixo 5º
OE: -5,75 -1,50 eixo 175º.

Fui fazer orçamento para lentes de contato e a informação que a atendente do estabelecimento ONLINE me passou , foi que o grau para minha lente ficaria o seguinte:

OD: (-1,75) (-0,75) eixo 10º
OE: (-5,75) (-1,25) eixo 170º

achei muito estranho , mas como nunca fiz lentes, achei o seu blog e gostaria de saber se isso é normal?

oBRIGADA

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Veja isso com o seu oftalmo.

Michelli disse...

ola. tenho 21 anos e uso oculos desde os anos de idade. tenho miopia e astigmatismo em alto grau. mandei fazer recentemente uma lente de contato gelatinosa, mais nao enxergo 100%. nao consigo ler palavras pequenas e nem enxergar pessoas de longe...fica embasado. minha pergunta é a seguinte: posso usar um oculos pra corrigir o astigmatismo por cima da lente??? por favor me de uma solução. meu grau sao:
Olho direito: esferico 14/ cilindro 3,75/ eixo 15
olho esquerdo: esferico 10,75/ cilindro 3,75/ eixo 155
grato.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Procure um médico oftalmologista, especializado em lentes de contato e tente adapatar lentes de contato rígidas.

Anônimo disse...

Boa noite Dr.,meu nome é Marcia. Fui a um oftalmologista e o resultado do exame foi: OD: -5,25 -1,00 180º e OE: -5,00 -1,00 10º, mas como ele é contra uso de lente de contato procurei outro médico um mês depois e o resultado foi diferente em relação ao valor do eixo do OE, o segundo médico informou que é 180º. A minha dúvida é: esta diferença de eixo influencia na visão? Pode ter ocorrido algum erro na medição do eixo?
Obrigada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

sim a diferença de eixo,influencia na visão.
Quanto se houve erro não saberia dizer.
Seria interessante vc questionar os médicos que lhe examinaram.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

sim a diferença de eixo,influencia na visão.
Quanto se houve erro não saberia dizer.
Seria interessante vc questionar os médicos que lhe examinaram.

Thiago disse...

Boa Tarde Dr.
Uso óculos desde os 8 anos de idade, e atualmente aos 25 anos o meu grau é:
OD -1,75 , -0,50 DC 25º
OE -1,00 , -0,50 DC 145º
Ontem passei em um oftalmologista para fazer um teste com lentes de contato.
O dr. disse-me que não são feitas lentes tóricas para corrigir astigmatismo tão baixo como o meu e me receitou lentes normais, mas estou com um pouco de dificuldade para ler, especialmente em telas computador. Existe alguma alternativa?
Obrigado

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

A alternativa seria adaptar lentes rígidas.

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr.
Meu nome é Bárbara, tenho 20 anos fui a um oftamologista e o resultado do exame foi:
O.D.-1,00 Esf
O.E.-0,75 Esf e -0,75 Cil Eixo 175

Como nunca tinha usado óculos antes ele me indicou primeiro me adaptar com o óculos pra depois tentar as lentes de contato, uso oculos a 4 meses e enxergo muito bem com ele, mais gostaria de usar tambem lentes de contato por estetica.
Fui em algumas óticas e todas me indicaram o par de lentes de
-1,00Esf para ambos os olhos, que os -0,75 Cil. do O.E conpensava usando -1,00Esf mais fiquei meio insegura, posso realmente usar assim?
E pesquisando sobre meu caso na internet achei seu blog muito interessante, parabéns pelo trabalho.
Posso usar lentes tóricas? E o eixo no caso de lentes de contato muda?

Desde já agradeço!

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Minha sugestão é que vc procure um médico oftalmologista que seja especializado em lentes de contato para que ele que é o profissional legalmente habilitado realize o procedimento de adaptação.

Taís disse...

Olá Dr. Lazaro. Tenho miopia e astigmastismo. Usava lentes de contato gelatinosas, além de óculos, esses sempre casa. Senti meu grau aumentar por volta de 6 meses então fui ao oftalmologista (outro, não o que havia me receitado os óculos e lentes). Ele confirmou que meu grau havia aumentado e me deu a seguinte receita:
OD OE
ESF: -2.00 ESF: -2.25
CIL: -1.00 CIL: -0.75
EIXO: 0 EIXO: 0
Escreveu algo em DP também, mas não consigo entender. E para perto, não adicionou nada.
Segundo ele, eu até poderia optar por lentes gelatinosas normais, como as anteriores, mas que enxergaria melhor com as gelatinosas tóricas. Como já era usuária de lentes, ele não marcou outra consulta para adaptação e cuidados. Retirei as lentes e na hora de usá-las notei que são bem mais grossas, firmes e um pouco maiores em relação as anteriores. Também notei que as sinto mais nos olhos, como se tivessem ficado "grandes" , essa é minha sensação. Isso é normal? Outra dúvida, eu sinto muito incomodo usando lentes de contato em frente ao computador, a claridade parece que "cansa" a visão, como se eu tivesse passado um longo período de tempo com as lentes. Isso também é normal? Obrigada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

sugiro que retorne ao oftalmologista e peça-lhe para lhe adaptar lentes gelatinosas tóricas.

C, disse...

Dr. Lazaro, em quanto tempo normalmente o paciente pode esperar para adaptar-se ás lentes tóricas gelatinosas?
Uso há 3 dias e minha visão está ruim, no final do dia estou cansada delas, leio mal, luzes me incomodam um pouco, ora tenho sensação de visão dupla, ora um pouco turva.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Retorne ao médico que lhe adaptou as lentes e relate o que está acontecendo para que ele possa lhe ajudar.

Fabrício disse...

Dr. Lazaro, gostaria de saber tenho grau e eixo iguais em ambos os olhos: esf: 0,50 Cil: -1,25 Eixo: 90 quando fui comprar minhas lentes toricas da Purevision Bausch & Lomb o eixo do olho esquerdo foi mudado para 80 pedi explicação e disseram que este fabricante diminue 10 grau do eixo no olho esquerdo, mas eu queria comprar apenas uma caixa há algum problema se eu usar a lente em ambos os olhos com o eixo de 90 como consta na minha receita? Vai atrapalhar alguma coisa na visão?
Obrigado.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Prejudicar não vai.
O que pode acontecer é um certo desconforto visual e talvez dor de cabeça.

ooooi disse...

Olá doutor lázaro, fui diagnosticado hoje com astigmatismo, tenho 16 anos, e tenho uma dúvida, vejo em vários sites a venda de lentes, e o meu olho esquerdo é 0,50 e o direito 2,50 posso pedir pela internet que será a correta? Somente informar o valor do astigmatismo que virá a correta?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Minha sugestão é que vc procure um médico oftalmologista especializado em lentes de contato para adaptar suas lentes.

Ane Rosário disse...

oi doutor Lazaro!
tenho 25 anos. tenho 4,5 e 3,75 de miopia e tenho astigmatismo mas n recordo os valores de astgmatismo. Eu uso oculos desde os 9 anos de idade mas gostaria de ter lentes de contato para casos de emergencia.
Gostaria de saber se poderia usar apenas lentes gelatinosas descartaveis para corrigir apenas miopia em casos dde emergencia.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sem a informação de qual é o seu astigmatismo, fica difícil lhe dar a informação que vc pede.
Sugiro que procure consultar um médico oftalmologista especializado em lentes de contato, e adapte suas lentes com ele.

Anônimo disse...

Dr. Lázaro. Estava precisando muito de sua ajuda para calcular minha curva base. Tenho minha Ceratometria, porém não sei qual o resultado da Curva Base para fazer meu pedido de lente, se possível, qual a melhor curva base de lente para esta minha ceratometria:

OD: 42.00/42.75X92º(42.50)
OE: 41.50/43.00X79º(42.25)

No mais, muito obrigado!

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Lamento frustra-lo mas sou legalmente impedido em atender ese tipo de pedido.
Procure uma médico oftalmologista especializado em lentes de contato para lhe proporcionar uma adaptação segura e adequada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Lamento frustra-lo mas sou legalmente impedido em atender ese tipo de pedido.
Procure uma médico oftalmologista especializado em lentes de contato para lhe proporcionar uma adaptação segura e adequada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Lamento frustra-lo mas sou legalmente impedido em atender ese tipo de pedido.
Procure uma médico oftalmologista especializado em lentes de contato para lhe proporcionar uma adaptação segura e adequada.

Anônimo disse...

dr lazaro usava lentes de contato descartavel gelatinosas,pois bem fui ao oftalmo pedir uma definitva ele me indicou a rigida,se fosse gelatinosa teria q ser torica,ele disse q a rigida e melhor por varios motivos q entendi bem,coloquei as lente rigidas e sentir incomodo,pois a gente percebe q estamos com ela,qd isso nao acontece com a gelatinosa,estou bem confusa pois estou precisando urgente,mais fiquei com medo de nao me adaptar isso pode acontecer,ou como ele disse depois de um tempo tu nem percebe que esta com as lentes,pois estou com medo de arriscar e compra las e gastar uma grana pois ela ira me custar 700 reais.me ajude.fui a um medico mes passado e ele me deu a receita OD -3,00 CILIND -1,00 EIXO 145 OE -2,50 CILIND -1,25 EIXO 90,AI FUI NESSE ESSA SEMANA DO TESTE DAS LENTE ELE ME DEU A RECEITA DE OD -3,00 CILIND -0,45 EIXO 145 OE -1,75 CILIND -1,75 EIXO 90.DEU MT DIFERENÇA?VOU NUMA TERCEIRA CONSULTA.É P LONGE QUE PRECISO USAR OCULOS.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Realmente, para a saude da cornea, lentes rígidas são melhores.Mas como vc já usava gelatinosas vc vai ter muita dificuldade em se adaptar com elas.Por isso sugiro lentes gelatinosas´descartaveis tóricas.

Rahyra disse...

Sou Rahyra tenho 13 anos,meu grau é esférico OD.+200 cilindrico -200eixo 170 distancia pupilar 65.
OE.esférico +500 cilindrico -300 eixo 180.É verdade que com as lentes tóricas a correção é mais rápido do que com óculos.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não

Anônimo disse...

Boa noite

Tenho 35 anos, uso óculos há 20, estou com vontade de usar lentes, tenho os graus OD -1,00 esférico -1,00 cíndrico Eixo 45º e OE -1,00 esférico 1,50 cilíndrico eixo 165º, ouvi dizer que o grau das lentes vão de 10 em 10, como vai ser o ajuste ao eixo dos meus olhos?
Diuvani Tecilla

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Procure um médico oftalmologista, especializado em lentes de contato.
Ele é a pessoa indicada para lhe proporcionar uma adaptação segura de suas lentes de contato.

WAG THE FLAGRA disse...

Fui diagnosticado com 3,5 de miopia e 3,5 de astgmatiscmo. Entao o oftalmo indicou a lente tórica. Qual o tempo de duração dela, qual o custo de uma lente torica? Está correta esta indicação dele?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sim. Lesntes tóricas são uma boa indicação no seu caso.A outra seria cirurgia refrativa a laser PERSONALIZADA.

WAG THE FLAGRA disse...

e qual o custo do par destas lentes dr?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não sberia lhe dizer.Pergunte ao seu médico.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 221   Recentes› Mais recentes»