domingo, 4 de janeiro de 2009

Usar Lentes de Contato tem Riscos?

Quando me perguntam se o uso de lentes de contato apresenta riscos, minha resposta é:o que nesta vida não apresenta riscos, já que o simples ato de viver é um risco constante a que estamos
expostos?
Apresenta risco sim.Mínimo, quase zero, mas tem.Por isso exige uma gestão de riscos como em qualquer outro setor de nossas vidas.
Essa pergunta ocorre com mais frequencia após algum enfoque dado pela midia,principalmente a TV que as vezes aborda o tema sobre lentes de contato de maneira rápida e superficial concedendo maior destaque às complicações dando a entender que as mesmas ocorrem com uma frequencia enorme o que não é verdade.E alguns pacientes já me afirmaram que não usavam lentes de contato por terem ficado muito atemorizadas após uma dessas reportagens.
Bem, como não nascemos com as lentes de contato nos olhos é logico que estas provoquem algumas alterações que são conhecidas e controladas pelo médico oftalmologista.Daí a primeira regra na gestão dos riscos é nunca adaptar lentes com quem quer que seja se não for com o unico
profissional habilitado para isso que é o médico oftalmologista.Ele é quem tem condições de avaliar quando existe um sinal de risco não percebido pelo paciente.E além disso ele não se atem apenas em observar a córnea sobre a qual se assentam as lentes mas ao olho como um todo, analisando se não existem doenças concomitantes do próprio olho ou de disturbios clinicos de ordem geral, que possam estar se referindo no olho.Mas para que ocorra o cumprimento dessa regra é importante a conscientização e disciplina do paciente em sempre retornar, quando solicitado, para os devidos exames de controle.
Uma segunda regra é a higienização no manuseio das lentes.Coisas básicas mas muitas vezes negligenciadas como lavar bem as mãos e usar somente produtos adequados na limpeza e assepsia das lentes.Tem pessoas que usam somente soro fisiológico.Ora, o soro não limpa
e nem faz assepsia das lentes, apenas as hidrata.Não use soro fisiológico por economia pois aí voce estará colocando em risco um órgão cujo valor é imponderável.
A terceira regra são os frequentes retornos de controle. Eles parecem desnecessários porque
muitas das alterações que ocorrem na córnea devido ao uso de lentes são imperceptíveis ao paciente usuário.Alterações que somente o médico pode observar com aparelhagem adequada num exame de rotina e
então alertar o paciente do possível risco que possa estar ocorrendo por menor aporte de oxigênio à cornea, por diminuição da umidade do olho etc...

Dúvidas ou outros temas correlacionados podem solicitar
ao fazerem seus comentários.

Have riscks the Contact Lenses Use?
Pueden los lentes de contato apresentar riscos a la salud ocular?

20 comentários:

Clara Victória disse...

Oi Dr Lazaro! Muito bom o post.

Uma pergunta: Como o soro hidrata a lente de contato, eu poderia usar o soro para repousar as lentes no estojo?

Geralmente eu guardo as lentes com o próprio líquido usado p/assepsia (Renu, opte-free...).

Bjs

Priscilla

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

O soro é constituido de agua e dos
eletrólitos cloreto de sodio.Numa porcentagem que se equivale ao fluido do nosso organismo.Então, assim como ele hidrata nosso organismo, faz o mesmo com as lentes de contato e por esse motivo gera conforto no uso das LC.
Entretando não deve ser usado para conservar as lentes, porque alem de possuir conservantes que podem gerar sintomas desgradáveis nos olhos ele não faz assepsia e não limpa as lentes adequadamente.O certo é só usar os produtos que vc citou.

lidi disse...

Olá Dr Lázaro.
Preciso de ajuda!!Coloquei minhas lentes pela primeira vez ontem,e estou preocupada.Consultei com oftalmo disponível pelo sus,e acho que apesar da boa vontade,pela demanda de pessoal,talvez tenham falhado comigo.Elas estão muito desconfortáveis,meu olho arde,lacrimeja,e a visão bem embaçada.E ela se mexe toda vez que pisco.Lá disseram que é normal,e que vai melhorar.Notei também que elas parecem muito pequenas pro meu olho.Tenho miopia e astigmatismo,ñ sei tbm se o tipo de problema influencia na forma e tamanho da lente indicada.Ela não cobre toda a parte colorida do meu olho,e fica dançando ali,enxergo a borda dela quando pisco.Marcaram a próxima consulta só pra daqui 6 meses,o que faço?Não tenho boa condição financeira,e fiz muito esforço para poder comprar essa lente,e estou preocupada de ter gastado à toa.Me ajude,será que isso passa mesmo?Obrigada.

Halberto disse...

Olá Dr Lázaro!
estou com uma duvida quanto ao uso de lentes coloridas sem grau so pra mudar a cor do olho estas podem ser usadas sem eu procurar um oftamologista ou devo procurar um?
pois sei que há lentes gelatinosas e 'rigidas' as gelatinosas podem cusar danos ou elas se adaptam ao formato do olho?
desde já obrigado

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Halberto,
Le pregunto:dejaria ud. que un mecanico le indicasse qual lente
es mejor para sus ojos?
Los lentes son una protesis.La cornea de ojo es un tejido vivo.
A quien le parece a ud.la persona
indicada para proceder la adaptacions de los lentes de contato, que no sea un medico oftalmologo?

bianca alcantara disse...

bom dia tenho dúvida vou comprar hoje uma lente da magigtop mel estou com pouco de medo de colocar é sem grau ,mais estou com medo devido um comercial que posso correr risco ficar cega se a lente subir o que faço ??

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Procure adaptar com oftalmologista somente que os riscos serão desprezíveis.

Anônimo disse...

Olá, Meu nome é Cídia...
Resolvi trocar os óculos por lentes de contato, meus olhos são cor de mel, mas optei por colocar lentes com grau verdes,porém, as lentes ficaram grandes, em volta da pupila posso ver definidamente o colorido natural dos meus olho, voltei ao consultório e estou tendo problemas com a troca.
É normal isso q esta acontecendo?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Cídia,
Sim isso é normal.
Acontece que sua pupila varia de tamanho conforme a intensidade da luz a que se expõe e o tamanho do círculo no centro da pupila é fixo.Então quando a pupila diminui de tamanho diante de luz mais intensa o colorido da sua iris aparece.Mas à noite isso melhora porque a pupila não se contrai tanto.
Voce não tem direito à troca já que isso não representa defeito na lente.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Simone..
há muitos anos uso lente de contato,(descartável) usei por muito tempo a da Acumuve mas começou a deixar meu olho irritado vermelho ae a ótica me mostrou a optmix me adaptei melhor meus olhos não ficam mais vermelhos..obs: tiro pra dormir..
tenho o olho claro mas ja comprei lentes coloridas pra dar um up fica bem bonito isso há 2 anos atras agora comprei mais um par mas ela não para no lugar fica se mexendo ae a visão fica toda turva embasa..será que é a curvadura da lente? pois não lembro qual era a marca da que eu comprei e deu certinho..deste já agradeço sua atenção..

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Voce deve estar com Conjuntivite Papilar Gigante.Sugiro procurar um oftalmmologista especializado em lentes de contato.

Cecilia disse...

Dr. Boa noite!
Comecei a usar lentes pela primeira vez na vida na terça-feira. É a Air Optix Aqua para hipermetropia. Fiquei com elas até a noite e tudo normal. Na quarta usei o dia inteiro e quase não me incomodou. Zero ardência, zero vermelhidão!
Ontem (quinta-feira) qdo fui colocar de manhã, ardeu muuuito, mas apenas o olho esquerdo. Eu mal conseguia abrir os olhos para tirá-la. Hoje (sexta-feira) a mesma coisa, tentei colocar de manhã e ardeu mto (+ 1 vez, só o olho esquerdo). Tive que tirá-la e ir trabalhar de óculos. Hj à noite tentei colocar, mas não aguentei ficar mto tempo. Arde bastante, o olho não pára de lacrimejar e fica super vermelho. O que pode estar acontecendo?
Obrigada,
Cecilia

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Retorne ao médico oftalmologista especialista em lentes de contato
que lhe adaptou suas lentes e relate o ocorrido.

Jayana disse...

Olá, gostaria de saber se ha risco de a lente entrar para de trás do olho, pois acho que a minha entrou. Eu coloquei ela e depois fechei o olho rapidamente e estava sem! Eu olhei bem se ela não tinha caído e não encontrei de jeito nenhum. E agora? será que ela escorreu para trás do meu olho? isso pode acontecer? Qual o risco?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não , não há esse risco.

Vanessa disse...

Boa tarde, eu uso lente ja um ano, e eu usei um rímeo fora da validade, e depois desse dia o meu olho esquerdo não pode ficar seco, e tambem não pode cair nada dentro dele que irrita e fica muito vermelho (estando com a lente), e quando não irrita começa a sair uma remelinha meio esverdiada com cheiro bem fraco de pus. Não sei o que eu faço, e ela é com grau. Não gostaria de usar óculos porque me encomoda, mais eu estou preocupada por que eu gostaria de continuar usando lente.
OBS.: Eu não consultei o oftamologista desde então, poderia me dizer o que eu posso fazer?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Voce esta com os olhos secos.Pingue colirio lubrificante mas de vez em quando retire as lentes nem que seja por uns 5 minutos e as deixe de molho na solução.Isso irá rehidrata-las o que lhe proporcionará conforto.

Anônimo disse...

Ola Dr. Lazaro, uso lente de contato a muitos anos, porém agora quando coloco ela arranha muito e não aguento usar, gostaria de saber se tem alguma solução para deixar a lente imersa e limpar de fungos e bactérias, além dos utilizados como renu etc?obrigada

Graziela disse...

Boa Noite,

Dr. Lazaro,

Uso a anos lentes de contato, mas de 2 anos pra cá resolvi colocá-las com cor(mel), depois de um tempo meus olhos começaram a sair uma secreção amarela com cheiro de pus, fui ao oftalmo e ele disse q era para eu trocá-las mesmos ainda estando no prazo, agora tem uns 5 meses q troquei e voltou esse mesmo problema, agora sai muita secreção com esse mesmo odor, arde, irrita, coça, fica vermelho e embaça quase sem condições de usá-las por muito tempo. O que está acontecendo?
Obrigada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Essas lentes de cor costuma ser de tecnologia ultrapassada, tanto na composição do material como no design.São lentes que se impregnam com facilidade e por isso causam conjuntivite papilar gigante com facilidade.São para se usar no ma´ximo uns 6 meses.