sábado, 14 de março de 2009

Lentes de Contato Rígidas

"Olá Dr Lázaro.Preciso de ajuda!!Coloquei minhas lentes pela primeira vez ontem,e estou preocupada.Consultei com oftalmo disponível pelo sus,e acho que apesar da boa vontade,pela demanda de pessoal,talvez tenham falhado comigo.Elas estão muito desconfortáveis,meu olho arde,lacrimeja,e a visão bem embaçada.E ela se mexe toda vez que pisco.Lá disseram que é normal,e que vai melhorar.Notei também que elas parecem muito pequenas pro meu olho.Tenho miopia e astigmatismo,ñ sei tbm se o tipo de problema influencia na forma e tamanho da lente indicada.Ela não cobre toda a parte colorida do meu olho,e fica dançando ali,enxergo a borda dela quando pisco.Marcaram a próxima consulta só pra daqui 6 meses,o que faço?Não tenho boa condição financeira,e fiz muito esforço para poder comprar essa lente,e estou preocupada de ter gastado à toa.Me ajude,será que isso passa mesmo?Obrigada. "
Coloquei essa dúvida aqui em destaque porque achei importante destacar alguns atores.
Lidi
Em primeiro lugar vc tomou a atitude certa procurou fazer a sua adaptação de lentes de
contato num serviço médico que é o lugar legal e adequado para isso.
Se foi pelo SUS não importa.Se foi rápido, não importa.O que mais importa é que vc adaptou
suas lentes sob supervisão médica.Quanto a possibilidae de ter falhado com vc isso pode acontecer em qualquer clinica mesmo que não seja pelo SUS.O importante é que diante de uma adaptação sob supervisão médica seus olhos estejam sujeitos a menos riscos.
Pelo o que vc relata vc adaptou uma lente rígida.E ela é sim menor que a iris(a parte colorida do olho).Quanto se mover também é normal.Se não se movesse aí sim seria problema.
Vc deve ter adaptado a lente rígida por ter também astigmatismo.
Como eu já disse em casos de astigmatismo vc tem duas opçoes: lentes rígidas ou lentes tóricas.
Por algum motivo o seu médico optou por indicar a lente rígida.Isso vc pode conversar com ele na proxima consulta.
Tenha a certeza vc não gastou à toa.É que adaptação com lentes rígidas é mais demorada e provoca sintomas desagradáveis nos primeiros 15 dias como ter a sensação de olhar através de um vidro molhado, sensação de terra nos olhos etc.Tudo isso passa. quanto a enxergar as bordas se persistir vc pode relatar ao seu médico e ele verá o que deve ser feito, se isso persistir.Vc não gastou à toa, pelo contrário vc investiu certo.O que vc não deve fazer é mudar de médico.
insista com ele até tudo ficar OK.Isso é a filosofia da adaptação de lentes de contato.O paciente deve sempre recorrer ao médico em caso de dúvida, até porque ele adaptou uma prótese em sua cornea cujo controle fica a cargo dele.Tudo o que vc relatou é normal no caso da adaptação de uma lente rígida.A partir de agora serão feito os ajustes no devido tempo pelo seu médico o que é um direito seu.Adaptação não se finda no ato da entrega das lentes e sim é uma atividade dinâmica que demanda supervisão médica contínua.
Espero ter ajudado.Caso tenha mais dúvidas escreva.

52 comentários:

lidi disse...

Muito obrigada,Dr,Lázaro!!Me ajudou muito e agora estou mais tranquila,e vou continuar a adaptação como o médico indicou.Agradeço de coração sua atenção,que Deus abençôe,e sucesso!!Um grande abraço,
Lidiane.

lidi disse...

Olá Dr. Lázaro!
Postei à alguns dias,e o Sr. me respondeu tão atenciosamente,que tive a audácia de lhe importunar de novo...hehehe
Bom,continuo tentando me adaptar às lentes rígidas,o desconforto diminuiu um pouco (não muito),mas consigo já ficar com elas por mais tempo que antes.A minha preocupação iminente agora é a visão.Não estou enxergando bem com elas,principalmente para longe,mas para ler tbm,acabo 'apertando' os olhos,involuntariamente,tento mantê-los relaxados,mas quando vejo,lá estou apertando de novo,e as pessoas me falam tbm que fico com os olhos apertados,como se não tivesse enxergando.Minha dúvida é:Isso é normal na adaptação de lentes rígidas?Realmente se demora para atingir a acuidade visual correta?
Estou preocupada,porquê ando de moto, e quando vou sair,acabo tirando elas e colocando meus óculos,pois me sinto insegura,e sei que isso acaba atrapalhando mais ainda minha adaptação.O que faço doutor?Muuito obrigada!

Anônimo disse...

olá dr, uso lente de contato rígida,
mas hoje ao usar ela, começou a doer no canto do olho esquerdo quando eu piscava, parecia que ela estava apertando o olho, e isso é a primeira vez que aconteceu, e agora estou com o canto do olho dolorido(em baixo da íris).

Acho que inverti as lentes, coloquei a do esquerdo no direito e vice-versa, isso pode dar algum dano grave no meu olho ?
Esse ardor vai passar em quanto tempo ?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Retorne urgente ao seu oftalmo para ver se sua lente não está fraturada, o que poderia ocasionar uma grave ulcera de cornea.

Gui disse...

Olá Dr,

ao colocar minhas lentes rígidas elas caíram na pia e se misturaram, agora não sei qual é a diretia ou a esquerda. Tentei usar dos dois jeitos para ver se descobria qual era qual, mas só incomodava bastante ambos os lados, trocadas ou não-trocadas. Tenho graus diferentes, OD. cil -3.5 eixo 10 esf +5 OE cil -2,5 eixo 180 esf +4.75. Tentei ver se colocando apenas em um olho eu descobreria qual era a lente daquele olho, mas não consegui distinguir, pois é muito parecido as imagens. Como posso descobrir qual é a lente do olho certo ?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Retorne ao oftalmo.Ele tem condições de medir o grau de cada lente.

Ivancly disse...

Dr.
Tenho 21 anos. Estou usando lente de contato para miopia (-1,50) à uma semana. Com as lentes consigo enxergar perfeitamente de longe, mas de perto minha vista fica um pouco ruim, sendo q sem as lentes enxergo mito bem de perto. porque? O problema é com o tipo de lentes?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Ivancly,
Suas lentes estão fortes demais.Procure um oftalmologista para ajustar bem o grau e assim não causar mais danos aos seus olhos.

willian disse...

Ola Dr. tudo Justo e Perfeito..
Tenho celatoconia, e estou usando lente de contato rígida, e esta doendo muito, ardendo, e com muito encomodo, isto ja faz mais de 40 dias que ela esta aqui acho que nao consegui adaptar com ela o que eu faço...
email wflpc@ig.com.br

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Willian,
adaptar ceratocone não é uma das tarefas das mais fáceis.Retorne ao seu oftalmo até que a adaptação se normalize.Como não tenho mais informações sobre o seu caso é tudo que posso fazer.Perguntte a ele se suas lentes são de dupla curva ou SOPPER.

Zuki disse...

Ola, gostaria de saber se existe lentes de conatato rigidas coloridas.
Obrigada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não.

Renan disse...

Olá doutor, comecei a usar lentes de contato rigidas ontem, e a minha visão para longe não está muito boa, eu sei que a adaptação dessas lentes demora um certo tempo e que ainda é cedo para se concluir alguma coisa, mas gostaria de saber se isso é normal na adaptação ou se é problema nas lentes mesmo, obrigado.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Pode ser problema com as lentes.Sugiro verificar isso com o oftalmologista que lhe adaptou a lentes.

Anônimo disse...

Olá Dr Lázaro, uso Lente Rígida Gás Permeável há 4 meses, mas de uns tempos para cá quando vou usá-la depois de uma meia hora a lente do meu olho direito fica grudada, ela não se move para cima nem para baixo igual a do olho esquerdo, então depois o olho fica vermelho e vem uma ardência e então não é possível ficar com a lente no olho. O que faço ?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Provavelmente por mau manuseio voce deformou a curva da lente
procure seu oftalmo para conferir isso.

disse...

Suzi

Olá Dr. Fui ao oftalmologista e ele diagnosticou Ceratocone, disse que eu tenho que usar lentes rígidas, gostaria de saber e existe essa lente de contato colorida.
Muito obrigada

Moacir disse...

Olá Dr. Lazaro, estou com dificuldade de adaptação da lente rigida somente a esquerda pois reparei no espelho que a mesma fica depois de algum tempo deslocada mais para cima, meio paradona e normalmente consigo ver sua borda inferior, e isso a torna insuportavel. Tive problemas e abandonei a gelatinosa exatamente por causa da conjuntivite papilar que sempre reaparecia depois de 3 meses e que realmente puxa a lente pra cima.... no caso da lente rigida não parece ser esse o caso pois o problema acontece mesmo sem a conjutivite no olho no momento, tanto que seu alternar como teste, entre a rigida e gelatinosa, a gelatinosa não está sendo puxada pra cima, somente a rigida fica deslocada. Será algo relacionado a curvatura interna da lente? o que pode ser?

Att.
Moacir Bozzi

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Creio que sim.Talvez a curvatura esteja muito plana.Retorne ao oftalmo para informa-lo e fazer o devido ajuste.

Djair Roberto disse...

Olá, Dr Lázaro. Gostaria de saber se as lentes rígidas são melhores que as gelatinosas e se podem ser encontradas em óticas.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

AS lentes gelatinosas são mais confortáveis.Mas as vezes dependendo do caso a única opção são as lentes rígidas.REcomendo que procure adaptar suas lentes com médico oftalmologista especializado em lentes de contato.

Léia disse...

Olá Dr. Lázaro. Parabéns pelo blog. Uso óculos há 11 anos e comecei a usar lentes gelatinosas tóricas há duas semanas. Na minha receita diz: OD esf. (-2,25)cil. (-3,75) eixo (10°) e OE esf.(-0,50) cil. (-3,25)eixo (175°). Porém percebi que na caixa das lentes, em ambos os olhos o cilindrico está (-2,00). Não tenho prolemas com a adaptação, entretanto não tenho uma boa qualidade da visão, não consico enxergar nada bem, principalmente pra longe. Nem mesmo forçando a vista consigo enxergar, vejo muito embaçado. Minha médica me disse que fáríamos um teste com essas lentes e que ficaria faltanto apenas meio grau no olho direito, pois esse tipo de lente não corrige até esse grau (-3,75). Será que ela se enganou com o grau das minhas lentes? Devo continuar tentando me adaptar a esse grau? Essas lentes conseguirão corrigir meu astigmatismo ou devo tentar usar as rígidas?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Pode continuar com as toricas.Paça para o médico aumentar um pouco no esférico para compensar o astigmatismo que falta.DEve melhorar.

Manoela Teixeira disse...

Prezado Dr.Lazaro,
Meu nome é Manoela,tenho 23 anos e sou de Salvador.A minha dúvida é a seguinte,utilizo lentes de contato gelatinosas desde os 15 anos,possuo 11 graus de miopia,depois de ir em diversos profissionais hoje fiz os exames para tentar fazer a cirurgia de correção,mas por motivo de curvatura no olho esquerdo não fui indicada a fazer.Me surpreendi pela indicação de uso de lentes RIGIDAS,por ter uma melhor oxigenação e visibilidade,assim dito pela profissional,Há mesmo essa diferença de qualidade e é realmente a melhor opçãp para quem possui alto grau de miopia?Agradeço desde já pela atenção.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sim a profissional tem razão.No seu cso a rígida é melhor.

maya disse...

Boa Tarde Dr. Lázaro,
Sou de São Paulo e gostaria de saber qual é a melhor lente de contato para astigmatismo do mundo? Fiz a cirurgia Laser Lasik em 2008, tinha hipermetropia em um olho e no outro tinha hipermetropia e astigmatismo. Fiquei um ano e meio não usando óculos, e de repente me aparece um astigmatismo no olho direito, 0,75.
O meu medico falou que a lente Acuvue Oasys é a melhor lente do mundo, é verdade?
Depois da cirurgia senti meu olho mais seco, tive ate que fazer um tratamento com Restasis e colocar um plug nos olhos. é verdade que a cirurgia "seca" o olho?
Existe outra lente para astigmatismo mais confortável que a Oasys?
Obrigada
Maya de São Paulo

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Por ser de silicone-hidrogel de ultima geração, sim, a Oasys é uma boa lente, mas diante do que vc relata, olhos secos, coisa e tal eu contraindicaria o uso de lentes de contato para voce.
Sim as cirurgias refrativas a laser ressecam os olhos , principalmente a técnica do LASIK.

Emily disse...

Olá Dr. Lázaro , estou usando lentes de contato rigida e na primeira semana tive uma pequena ucera e fui ao medico e fiquei uma semana sem usar e agora qe voltei a usar novamente estou sentindo muita irritação nos olhos principalmente quando estou num lugar qe tenha muita luz e meus olhos ficam vermelhos e gostaria de saber se isso e normal por causa da adaptação ?
Obrigada

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não,não é normal.Retorne ao seu médico quantas vezes for necessário,até tudo se normalizar.Agora retire as lentes para não ter nova ulcera.

Anônimo disse...

Dr Lázaro.Há alguma cirurgia recomendada para alto grau de miopia?Gostaria muito de fazer uma para ter mais qualidade de vida no futuro, qdo a idade chegar.Sempre usei lentes de contato.As lentes dos óculos são muito grossas e não fico à vontade...

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Sim há possibilidades cirurgicas mas depende do grau da idade etc...Peça para um médico oftalmologista especializado em cirurgia refrativa lhe avaliar

Blog Oficial disse...

Olá doutor, tenho 17 anos e sou portador de ceratocone no olho direito. quase nao uso a lente pois tenho dificuldades para retira-la. uso a lente rígida. qual o melhor jeito para tirar a lente sem agredir os olhos?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Voce deve retornar ao médico que lhe adaptou e solicitar novo treinamento no manuseio das lentes.
Existe umas pequenas ventosas de silicone para rretirada das lentes, que seria outra opção de retirada das lentes e que também voce pode conseguir com o seu oftalmo.Mas já lhe adianto que o melhor é a técnica de retirada manual.

Karina Araujo disse...

Olá. Tenho ceratocone e comecei a usar as lentes de contato rígidas ontem. A médica me falou que não posso passar muito tempo com ela nos primeiros dias. Gostaria de saber o porque?
E, gostaria de saber tbm se é normal que as lentes fiquem descendo. Ela não fica no centro do olho, e por isso estou enxergando embaçado.
Obrigada.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Retorne ao seu médico oftalmo quantas vezes for necessário, até a adaptação das lentes ficar bem.

josi disse...

Meu nome e Josi estou usando lentes rpg dk 90 da solotica, a minha medica disse que seria a melhor opcao fiz um exame chamado obscan para ter todas as medidas necessarias da lente, eu sinto um pouco incomoda, mas no primeiro dia consegui trabalhar o periodo de 8 horas com ela, mas no segundo o olho estava um pouco mais sensivel e eu retirei antes porque comecou a irritar os olhos e ficar vermelho seria porque eu fiquei muito tempo com elas no primeiro dia? e vendo os relatos aqui a minha medica nao pediu para eu retornar quando pegasse essas lentes. o que devo fazer passar com ela mesmo assim?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

voc~e deve retornar à sua médica até que a adaptação esteja completa.

Karina Araujo disse...

Olá. Eu novamente.
Ontem minha lente subiu, ficou em baixo da palpebra.
Eu estava numa ótica na hora, e as meninas de lá tiraram.
Elas usaram um colírio comum, para lente de contato gelatinosa. E agora eu to sentindo a vista bem embaçada!
A lente rígida pode ser danificada se for usado um produto de lente gelatinosa?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Não.

recuperar cd disse...

Dr. tenho piterigio sera que posso usar lentes de contato e qual o tipo de lente de grau e melhor nesse caso

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Se for lentes gelatinosas pode usar com pterigio.

Aquino disse...

Bom dia D. Lazaro,

Minha receita é a seguinte:

OD -1.50 -1.75 170º
OE -2.50 -0.50 160º

Sendo olho dominante o OE.

Gostaria de saber como funciona a mono-visão, eu posso usar lente de contato em apenas um olho, e no meu caso qual seria esse olho?

Antecipadamente grato,

Aquino.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Voce pode usar o sistema de monovisão com lentes tóricas ou rígidas.Procure adaptar as lentes com um oftalmo especializado em lentes de contato

Edmara Simonato disse...

Olá Dr.Lázaro,
Meu nome é Edmara, fui diagnosticada com ceratocone, comecei a usar lentes rigidas há uma semana, não consigo ficar com elas muito tempo, estou sentindo meus olhos arderem muito parece que tem areia, tenho dificuldade para olhar, tenho que ficar expremendo os olhos, enxergo tudo com muita claridade, isso é normal Dr?
Recorri ao Sr. pq meu médico está de férias essa semana.
Aguardo retorno.

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Realmente no início da adaptação esses sintomas ocorrem com bastante frequencia.
Qunado sentir muito incômodo, retire as lentes um pouco para aliviar.Retire quantas vezes for necessário.

Murilo Marques disse...

Dr Lazaro eu tenho 23 anos e ha 11 anos uso óculos para miopia e astigmatismo e decidi optar por usar lentes de contato daqui pra frente. Fiz o teste com as lentes gelatinosas e senti muito desconforto e a médica optou pelas rígidas,ao testar as lentes meu olho esquerdo adaptou normalmente , ja o direito senti um pequeno desconforto como se tivesse um corpo estranho na miha córnea. A médica disse que isso é normal para quem nunca usou lentes. Minha pergunta é se vou ter esses sintomas de adaptação nas lentes rígidas e por quanto tempo vou estar já acostumado com as lentes? Desde já agradeço pela atenção!

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Em 15 a 20 dias vc deverá estar adaptado com as lentes.Caso contrário procure seu médico novamente.

danielle disse...

Dr Lazaro, bom dia!!!

Meu nome é Danielle, eu tenho miopia e astigmatismo, não pude fazer a cirurgia devido um ceratocone no olho direito. Estou usando lentes rigidas e hoje é meu segundo dia sei que faz parte da adaptação sentir como estivesse com areia nos olhos mas gostaria de saber se é normal estar enxergando embaçado? devo voltar ao medico ?

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Espere 15 dias e retorne ao médico.

cleyber disse...

Dr Lazaro tdo Bem ? Moro nos estados unidos a 7 anos e USO oculos desde meus 15 anos tenho astigmatismo e Resolvi tentar usar lentes de contato , mas estou tendo muitos problemas. Ja estou na Linha 6• lente e os problemas continuao , minha visao FICA borrada , meus olhos ficam puxando como se nervos puxando e tenho q ficar ajustando as lentes com meus Dedos pq sai do ligar e nao voltao denovo , alias sempre q coloco a lente tenho q ajudar com o meu dedo nos meus olhos . Ja estou com Vergonha de voltar no oftomalogista , pedi ela para fazer um novo exame pq acho q tem algo errado no eixo da lente . Oque devo fazer dr ? Desde ja agradeco a atencao ! Meu email cleybim@hotmail.com

Lentes de Contato Dr Lazaro disse...

Procure a opinião de outro oftalmo

vinicius disse...

dr. eu não me sentia bem em usar óculos entaum começei com as lentes de contato gelatinosas da marca optix o2, eu usei elas por 6 meses, sem nenhum problema ficavam perfeitas eu meus olhos excelentes, certo dia meu tecido conjuntivo começou a ficar vermelho, tinha a sensação de corpo estranho em meus olhos, lacrimejava muito, pela manha meus olhos amanheciam grudados, então consultei meu oftalmo, eu estava com conjuntivite por lentes de contato, então ela me passou um tratamento este sendo

colírio
florate col
4x por 2 dias
4x por 2 dias
3x por 2 dias
3x por 2 dias
2x por 2 dias
2x por 2 dias
1x por 2 dias
1x por 2 dias

colirio
systane ul

4x por dia ate o retorno

e tomei o
anti-inflamatorio
proflam
1 cp de 12 em 12 horas

fiz esse tratamento e retornei a eu oftalmo, ele me liberou o uso das mesmas lentes novamente, eu as usei por uma semana, começou os sintomas da conjuntivite, tirei elas no exato momento, voltei a meu oftalmo, ele sugeriu para mim fazer uma nova tentativa com uma nova marca de lente, então usei a pure vision, mas em uma semana o problema voltou, devolvi minhas lentes e agora estou com meus óculos
é possível eu me adaptar a algum tipo de lentes??

OE -4,25 -2,00 180°
OD -4,00 -2,00 5°

qual e a lente que voce sugere no meu caso, para que eu possa voltar a usar lentes de contato novamente, sem me dar algum tipo de desconforto?